25
out
2013
19

TREMBOLONA – PERFIL (DUDU)

Trembolona é um esteroide androgênico da família 19-nor (nandrolona, trembolona), classe 1 (forte ligação ao receptor androgênico, AR).

Trembolona é um esteroide veterinário, que começou a ser comercializado nos anos 80, e logo se tornou popular no fisiculturismo pelo seu alto poder anabólico e androgênico (anabolismo/androgenicidade: 500/500), sendo considerada a droga mais poderosa entre os esteroides, não só para ganhos de massa muscular, mas também pelo alto poder lipolítico (queima de gordura) e de ganhos de força. Um dos motivos de trembolona ser uma droga tão poderosa é a sua forte ligação ao receptor androgênico (AR), mais forte que a própria testosterona, sua capacidade de elevar níveis de IGF-1 e aumentar sensibilidade das células satélites (células reparadores de danos musculares) ao IGF-1, e também por ser uma poderosa antagonista do cortisol.

Mesmo não se convertendo em estrogênio e DHT, trembolona ainda é considerado dos esteroides mais agressivos em colaterais. É considerada uma das drogas que mais aumentam a agressividade (ao lado do Halotestin), e também das drogas que mais suprimem o eixo HPT (hipotálamo-pituitária-testicular). Recomendo fortemente o uso de HCG após um ciclo com trembolona. Por seu alto poder androgênico, colaterais como acne, oleosidade, queda de cabelo, virilização e masculinização em mulheres, tem seu risco aumentado com essa droga. Trembolona também parece causar ginecomastia em alguns usuários (+2 na escala Haluch), mesmo não sofrendo aromatização, provavelmente por ser uma progestina e se ligar ao receptor de progesterona, podendo elevar a prolactina, embora muitos usuários apresentem níveis normais de prolactina, e níveis elevados desse hormônio não foram encontrados em experimentos com animais (ovelhas). Pressão alta também é muito comum com essa droga, provavelmente pelo aumento da produção de células vermelhas (eritropoiese). Trembolona não é tóxica aos rins e fígado, mas tem algum efeito negativo sobre perfil lipídico. Muitos usuários também sofrem com insônia e suores noturnos.

Um colateral particular da trembolona relatado por alguns usuários é a “tosse tren”. Ela pode ser muito desagradável durando entre um a dois minutos. A explicação mais provável é de efeito irritante de uma pequena quantidade de preparação do óleo que entra na corrente sanguínea, não por injeção direta numa veia mas por vazamento em um vaso sanguíneo pequeno que foi cortado quando a agulha inserida.

Por seu alto poder de retenção de nitrogênio e glicogênio no músculo, e seu elevado poder lipolítico e anti-catabólico, trembolona é considerado por muitos fisiculturistas o melhor esteroide durante uma preparação para competição. Trembolona também diminui a retenção de líquido e dá um forte aspecto seco e denso no músculo. Muitos fisiculturistas em contest gostam de usar trembolona com testosterona e masteron ou stanozol. Por ser um esteroide classe 1, trembolona também parece ter um poderoso efeito sinérgico com stanozolol, hemogenin e dianabol, que são esteroides classe 2, que têm seus efeitos não mediados pelo AR. Fisiculturistas podem combiná-la com masteron, primobolan, oxandrolona ou stanozol, além da testosterona como base do ciclo. Atletas que buscam ganho de força podem construir um combo poderoso combinando trembolona com hemogenin, dianabol ou halotestin, além da testosterona. Considero hoje trembolona como um esteroide tão importante como testosterona, e um atleta de força inteligente (powerlifters, bodybuilders), que não tenha nenhuma restrição aos colaterais dela (principalmente em relação a parte emocional), sempre irá considerar o uso dessa droga em uma preparação para competição.

Infelizmente, a trembolona parece reduzir a produção de T3, embora isso não tenha sido comprovado em humanos. Apesar da trembolona ser uma ótima droga para definição, este é um colateral contraproducente. Isso não significa que você precisa adicionar T3 ao ciclo, mesmo porque você precisaria avaliar com exames seus níveis de TSH e T4 livre para saber se a trembolona realmente afetou os níveis de hormônios da tireoide, mesmo porque esses hormônios tendem a normalizar rapidamente em condições normais.

Trembolona pode ser encontrada nas versões acetato, enantato e Hexahydrobenzyl Carbonato (Parabolan). O acetato é o éster favorito entre os atletas por ter uma alta concentração de trembolona no éster (83mg de trembolona a cada 100mg de acetato) e também por sua ação rápida, tendo uma meia-vida de aproximadamente 1-2 dias. O enantato tem uma concentração de 68mg de trembolona a cada 100mg de éster enantato e uma meia-vida de ~5-6 dias. O Parabolan foi uma versão comercial da trembolona popular entre bodybuilders nos anos 80 e 90, com meia-vida de ~3-4 dias e 65mg de trembolona a cada 100mg de éster Hexahydrobenzyl Carbonato. As doses mais usuais de trembolona entre iniciantes é de 300 a 500mg por semana, e usuários avançados costumam relatar doses de  700 a 1500mg por semana.

Mulheres em geral evitam essa droga por seu alto risco de virilização, mas é comum o uso de trembolona entre atletas de categorias com um físico mais definido e com musculatura mais desenvolvida, como nas categorias Women’s Physique e Bodybuilding. As doses usuais com menor risco de virilização ficam em torno de 150mg por semana, mas isso pode variar muito da resposta particular de cada atleta.

abraços, DUDU HALUCH

http://pump.justgoo.com/t22-perfil-acetato-de-trembolona

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7017853

http://www.musculacaototal.com.br/forum/viewtopic.php?f=24&t=8658&sid=7b6beaf29b3a9c4895c2970cb14ed380

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7152469

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7152469

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8226366

http://www.steroid.com/Trenbolone.php

 

Leia mais

4 Comentários

  1. Juninho

    Blz estou ciclando enantato de testo+estano+acet de trembo…mas quero tirar o maximo de proveito c treino e alimentação ..mesomorfo..100 kg
    1.81 de altura. Me ajudem ai

  2. Flávio

    O uso da trembolona é totalmente opcional. Sou ecto e prefiro Dianabol e Deca, mas quem tem facilidade de ganhar gordura realmente vê muito benefício na trembo.

Deixar um Comentário