TREINAMENTO DE PONTOS FRACOS E ESTEROIDES ANDROGÊNICOS (DUDU)

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Compartilhe:

Os pontos fracos do seu shape (músculos com menor volume muscular em relação aos outros grupos musculares), quando não associados a falta de treino adequado, estão justamente associados a falta de responsividade daquele grupo muscular aos receptores androgênicos (AR), receptores com os quais a testosterona e os androgênios se ligam para exercer seus efeitos anabólicos e androgênicos no músculo e em outros tecidos (próstata, couro cabeludo, pele).

Segundo Kadi [1], o uso de esteroides anabolizantes androgênicos (EAA) causa hipertrofia das fibras tipo IIa, aumento mionuclear e formação de novas fibras, nos músculos trapézio e vasto lateral, além de aumento na expressão de receptores androgênicos (AR) no músculo trapézio. A concentração dos receptores androgênicos varia de um grupo muscular para outro; em humanos, os músculos da parte superior do braço, peito e costas são mais responsivos aos EAA do que outros músculos [2]. A regulação dos mionúcleos contendo AR seguindo treinamento e auto- administração de esteroides anabólicos androgênicos é músculo dependente [3].

Então não existe nada mais poderoso para corrigir assimetrias do shape do que direcionar o treinamento para os pontos fracos durante o uso de esteroides androgênicos, porque apenas os esteroides vão conseguir fazer com que esse ponto fraco tenha uma resposta melhor ao estímulo de treino, já que esteroides aliados ao treinamento de hipertrofia podem fazer supra-regulação dos receptores androgênicos no músculo, aumentando a resposta do músculo ao treinamento resistido.



Lembre-se que seus pontos fortes já respondem naturalmente melhor aos receptores androgênicos, então se mesmo com um treinamento priorizando os pontos fracos (treino mais frequente, volumoso ou intenso, dependendo se você usa métodos metabólicos, tensionais ou de força pura) você não consegue atingir uma melhor simetria corporal, isso significa que o o estímulo sobre os pontos fortes deveria ser atenuado. Treino intenso sobre os pontos fortes durante o uso de esteroides pode mesmo piorar as assimetrias do seu shape, por isso um cara que não treina pernas pode ficar muito maior em cima do que um cara que treina pernas, justamente porque esteroides vão amplificar, e com o treinamento direcionar, todo ganho de massa muscular para os músculos superiores (que naturalmente já possuem uma tendência melhor de resposta a androgênios), criando uma assimetria ridícula no shape, mas claro que isso é um caso extremo.

Mantendo a intensidade, volume ou frequência de treino para todos os grupos musculares você tem pouca chance de melhorar sua simetria, porque não está priorizando os pontos fracos (que possuem uma menor resposta genética ao AR), a menos que você já tenha um shape bem equilibrado. Mas se tem que melhorar algum ponto no shape, então o treino enquanto está hormonizado é a oportunidade para isso.

Você também pode perceber, sem o uso de esteroides androgênicos, que ao perder volume muscular, os pontos fracos tendem perder mais volume em relação aos pontos fortes, e também ganham menos volume durante a fase de ganho de massa, relativamente aos seus pontos fortes. Isso mostra uma forte ligação entre genética, hormônios, e a importância do treinamento inteligente, considerando esses fatores tão importantes e particulares em cada indivíduo, para melhorar a simetria corporal.



abraços, Dudu Haluch

[1] Kadi F. Adaptation of human skeletal muscle to training and anabolic steroids. Acta Physiol Scand 2000;168:4-53.

[2] Anabolic steroids in sports, Revista Brasileira de Medicina do Esporte.

[3] The expression of androgen receptors in human neck and limb muscles: effects of training and self-administration of androgenic-anabolic steroids. F Kadi, P Bonnerud, A Eriksson, L E Thornell;
Histochemistry and Cell Biology, January 2000, Volume 113, Issue 1, pp 25-29




Gostou? Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email
Imprimir
Se inscrever
Notificar de
guest
Gostou da publicação?
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Além do ÍNDICE GLICÊMICO (DUDU)

Geralmente é considerado um bom conselho de nutrição evitar alimentos com alto índice glicêmico (IG), principalmente carboidratos refinados, açucares. No entanto, esse conselho pode ser

LEVOTIROXINA (T4) – PERFIL (DUDU)

Levotiroxina sodica é a forma sintética do hormônio tiroxina (T4), produzida pela primeira vez nos anos 50 com o nome comercial de Synthroid. Levotiroxina tem

Leia Mais