8
mar
2016
7

TAMOXIFENO – PERFIL (DUDU)

O citrato de tamoxifeno é um SERM (modulador seletivo dos receptores de estrogênio), o que significa que essa droga pode agir como um estrogênio em algumas partes do corpo e ter efeitos antiestrogenicos em outras partes.

Foi desenvolvido nos anos 60 inicialmente para tratar a infertilidade feminina e no final dos anos 70 foi aprovado para tratamento do câncer de mama. O guru Dan Duchaine alega ter introduzido o tamoxifeno no fisiculturismo em 1981 com a finalidade de tratar ginecomastia, devido ao efeito anti-estrogênico dessa droga no tecido mamário. Até essa época os fisiculturistas não dispunham de medicamentos para evitar esse efeito colateral e por isso evitavam abusar de testosterona. Tamoxifeno também é anti-estrogênico no hipotálamo e na hipófise, atua bloqueando os receptores de estrogênio nessa região e com isso evitando o feedback negativo do estrogênio. Ao inibir o efeito de feedback negativo do estrogênio no hipotálamo e na hipófise, tamoxifeno estimula a liberação das gonadotrofinas LH e FSH pela hipófise, e portanto pode estimular a síntese de testosterona e a espermatogênese nos testículos após a interrupção do uso de esteroides, e por isso é uma droga muito efetiva na terapia pós ciclo.

Outros benefícios do tamoxifeno para usuários de esteroides se referem a sua atividade estrogênica no fígado, tendo efeitos benéficos no metabolismo do colesterol, diferente dos inibidores de aromatase, que por reduzirem os níveis de estrogênio podem prejudicar o perfil lipídico. TAMOXIFENO é uma droga que oferece poucos riscos de efeitos colaterais em usuários de esteroides homens. Alguns usuários alegam que tamoxifeno pode atrapalhar os ganhos do ciclo, talvez porque essa droga reduza os níveis séricos de IGF-1, mas não existem evidências diretas sobre esse efeito de redução dos ganhos.

As doses usuais para tratar ginecomastia e uso na TPC variam de 20 a 40 mg por dia, Mas pode ser eficaz mesmo em doses de 10 mg por dia. A maioria dos gurus e especialistas considera tamoxifeno mais eficaz que o clomifeno em usuários de esteroides. Não parece ter benefícios comprovados em mulheres usuárias de esteroides, a não ser para estimular ovulação após a interrupção do uso de esteroides.

abraços, Dudu Haluch

10 Comentários

  1. Lennon

    Já ouvi dizerem que Tamoxifeno pode ser usado por pessoas que não estão usando esteroides afim de aumentar a testosterona, procede Dudu? E quais efeitos colaterais do uso nesse aspecto?

    Também gostaria de obter essa resposta Dudu!

  2. Yago Bahia

    É possível fazer o uso por exemplo de tamoxifeno e anastrozol ao mesmo tempo?
    Sendo que suas funções são diferentes.
    Valeu Dudu, obrigado!

  3. mateus

    dudu entaum se no pos cico eu inserir o tamoxifeno eu nao preciso inserir anastrozol lestrozol os ias para combater a ginecomastia e controlar meu stradiol?abraço

  4. Thiago

    Já ouvi dizerem que Tamoxifeno pode ser usado por pessoas que não estão usando esteroides afim de aumentar a testosterona, procede Dudu? E quais efeitos colaterais do uso nesse aspecto?

    Abs

Deixar um Comentário