Suplementar BCAA faz diferença?

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Compartilhe:

Depende, estamos analisando qual contexto?

A suplementação de BCAA pode ser muito importante em algumas patologias, como uso terapêutico em doenças hepáticas e em indivíduos com fenilcetonúria. Mas quando olhamos para o uso de BCAA para hipertrofia ou como suplemento anti-catabólico existem muitas controvérsias e a tendência dos grandes pesquisadores da área é considerar o uso de suplementos de BCAA pouco relevante para essas finalidades.

Podemos entender melhor isso quando consideramos a presença desses aminoácidos nos alimentos. Cada 100 g de proteína dos alimentos contém cerca de 15-20 g de BCAA e as necessidades proteicas para indivíduos treinados varia de 1,5 a 2 g/kg (com déficit calórico a demanda pode ser maior). Um indivíduo de 70 kg deve ingerir cerca de 105-140 g de proteína e umas 20-25g de BCAA vindo dos alimentos. Isso já mostra o quanto a suplementação de cápsulas de BCAA é inútil e cara, pois você obtém quantidades muito maiores dos alimentos do dia a dia.

Será que suplementar 5-15 g de BCAA por dia fará diferença?
Bom, É importante considerar q a síntese proteica não depende apenas da quantidade de proteínas da dieta, mas também do balanço energético, conteúdo de carboidratos da dieta, volume e intensidade do treino, ambiente hormonal etc. Maioria dos estudos parecem indicar que excesso de proteína não aumenta síntese proteica, por isso excesso de proteína e BCAA parece ser irrelevante para promover hipertrofia, principalmente em uma dieta hipercalórica, rica em carboidratos.



Os carboidratos têm efeito poupador de proteína, eles minimizam a degradação proteica. Se o indivíduo está em déficit calórico e com uma grande redução de carboidratos a suplementação de BCAA pode ser interessante, mas isso também depende do tamanho do déficit calórico e de quanta proteína na dieta o indivíduo está utilizando. O uso de hormônios anabólicos (esteroides, gh, insulina) também otimiza a eficiência do uso de proteína, aumentando a síntese (anabolismo) e minimizando a degradação proteica (catabolismo). Nesse contexto podemos ver que o uso de suplementos de BCAA tem pouco custo benefício para evitar catabolismo e é ainda mais limitado quando se deseja hipertrofia muscular.

abraços, Dudu Haluch




Gostou? Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email
Imprimir
Se inscrever
Notificar de
guest
Gostou da publicação?
2 Comentários
Mais votado
Mais novo Mais antigo
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Estagnados Naturais por GH15

Sabe o que todos caras estagnados naturais tem em comum? 1. Eles odeiam peixe lol 2. eles usam montes de bobagens de suplementos de creatina,

SINERGIA DOS HORMÔNIOS (DUDU)

Os esteroides androgênicos são os hormônios mais anabólicos, não o GH, o IGF-1 ou a insulina. O que acontece é que todos esses hormônios possuem

Leia Mais