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Dudu Haluch – Dieta, treino, suplementação e hormônios Restrição de água para secar e hormônio ANTIDIURÉTICO (ADH) - Dudu Haluch - Dieta, treino, suplementação e hormônios
16
set
2016
2

Restrição de água para secar e hormônio ANTIDIURÉTICO (ADH)

É muito comum fisiculturistas restringirem a água na fase de finalização do pré-contest (alguns até 2-3 dias, um erro grave). Alguns lutadores também costumam restringir água na semana final para bater peso. O problema é que a restrição de água por muito tempo (muitas horas) não vai deixar o atleta mais seco e pode ter consequências perigosas . Apenas por poucas horas esse efeito pode funcionar.

Isso acontece porque a osmolaridade do líquido extracelular (concentração plasmática de sódio) é controlada pelo sistema de feedback osmorreceptor-ADH (“hormônio antidiurético”). Esse hormônio é sintetizado e liberado pelo hipotálamo e regula a osmolaridade do líquido extracelular, ou seja, uma situação de falta de água, a osmolaridade plasmática aumenta, consequentemente aumenta liberação de ADH pelo hipotálamo e esse por sua vez aumenta a reabsorção de água pelos rins, diminuindo a excreção de água, para diminuir a osmolaridade plasmática. Quando a ingestão de água aumenta, ocorre diminuição da osmolaridade plasmática (diminuição da concentração de sódio), os osmorreceptores do hipotálamo são inibidos, diminuindo a secreção de ADH pelo hipotálamo, diminuindo a reabsorção de água pelos rins, aumentando a excreção de água pela urina. Ou seja, aumentar a ingestão de água, também aumenta sua excreção pela urina, pois diminui a secreção de hormônio antidiurético pelo hipotálamo (ADH – prestou atenção no nome).

Esse é o efeito diurético da água, por isso você restringir água por muitas horas não vai te deixar mais seco (do que ficaria com menos tempo) e pode fazer você reter com o tempo e também sofrer um grande efeito rebote depois da competição, pois quando restringe a água a liberação do hormônio antidiurético aumenta, diminuindo o volume urinário. Também não precisa tomar 10-12 litros de água na fase final, é um abuso desnecessário. Tomando uns 6-8 litros e usando alguns chás diuréticos (hibisco, cavalinha, dente de leão) você já terá um físico bem seco no dia da competição, restringindo água por poucas horas (8-12h no máximo). E deixe os eletrólitos quietos para não dar merda, não inventa moda.

abraços, Dudu Haluch

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