31
out
2017
17

Pular o café da manhã tem benefícios?

Estou vendo algumas pessoas alegarem que o café da manhã é uma refeição ruim ou que pular essa refeição pode ser um diferencial para promover benefícios metabólicos e perda de gordura. Usam fisiologia de buteco para argumentar os benefícios de pular o café da manhã sem mostrar nenhuma evidência científica. Até porque os estudos, como esse bom estudo da referência, mostram que pular o café da manhã na verdade pode piorar a saúde do indivíduo (maior ganho de gordura, níveis de insulina e piora do perfil lipídico). Bom lembrar que esse é um estudo observacional e não significa que pular café da manhã é necessariamente ruim, porque isso depende muito mais dos hábitos alimentares e estilo de vida do indivíduo.

No entanto, alegar que só porque temos maiores níveis de cortisol pela manhã teremos maior dificuldade de metabolizar os nutrientes de forma favorável é uma grande estupidez, é simplificar a fisiologia de forma imbecil. Também temos menores níveis de insulina em jejum, maior testosterona e o jejum noturno por si já é um tempo suficiente longo para oxidar gordura e reduzir reservas de glicogênio hepático. O cortisol tem justamente o papel de manter a glicemia nas primeiras horas da manhã via gliconeogênese (síntese de glicose a partir de aminoácidos, glicerol e lactato). Comer de manhã não vai aumentar a resistência à insulina ou favorecer ganho de gordura por si. Café da manhã é uma refeição como qualquer outra e o diferencial mesmo é a forma que você se alimenta de acordo com sua rotina e metabolismo. Alegar que o café da manhã é uma refeição ruim é tão estúpido quanto dizer que pão engorda ou que café da manhã é a principal refeição do dia.

Referências:
Skipping breakfast: longitudinal associations with cardiometabolic risk factors in the Childhood Determinants of Adult Health Study.
Smith KJ1, Gall SL, McNaughton SA, Blizzard L, Dwyer T, Venn AJ.

Dudu Haluch

Leia mais

1 Comentário

  1. Charles

    Dudu no meu caso em que tomo T4 para Hipotireoidismo em jejum não seria benéfico pular o café da manhã, ou estaria comprometendo mais ainda a tireoide e os ganhos na musculação ?

Deixar um Comentário