26
nov
2018
6

PROTEÍNAS, PORQUE 0,8 g/kg?

A RDA para proteína para adultos com ≥ 18 anos de idade é 0,8 g/kg por dia e permaneceu essencialmente inalterada por mais de 70 anos.

RDA para proteína estima a quantidade mínima de proteína que deve ser ingerida para evitar a perda de nitrogênio no corpo. Perder nitrogênio significa catabolizar proteínas, ou seja, seu corpo pode usar a proteína como fonte de energia ou glicose (gliconeogênese) e para isso ele precisa retirar o nitrogênio dos aminoácidos, excretando esse nitrogênio pela urina (na forma de ureia) ou pelas fezes.

Reter nitrogênio significa usar os aminoácidos para formar novas proteínas (anabolismo), como proteína muscular por exemplo. Um indivíduo saudável cataboliza diariamente cerca de 10% do seu gasto energético diário em proteínas. O restante (~90% das calorias) é devido ao catabolismo de gordura e carboidratos, que são fontes preferenciais de energia.

Considere um homem de 80 kg, “sedentário”. A recomendação mínima de proteína para ele é 64g de proteína por dia (80 × 0.8). Calculando seu gasto energético diário encontramos ~ 2500 kcal e considerando que 10% disso (250 kcal) é catabolismo de proteínas, logo 250/4 = 62,5 g de proteínas, que está dentro do valor da RDA de 0,8 g/kg.

Se o indivíduo pratica atividade física pode aumentar o catabolismo de proteínas (aeróbico) ou também a retenção de proteínas pelo organismo pelo aumento da síntese proteica (musculação). Nesses casos é necessário consumir mais proteínas, seja para evitar catabolismo muscular, seja para aumentar massa muscular. Além disso, mesmo indivíduos sedentários podem se beneficiar consumindo mais proteína que a RDA, principalmente idosos, que estão em maior risco de catabolismo muscular.

Quem acha que estou defendendo que consumir 0,8 g/kg é certo não entendeu o texto, e quem acha q estou falando que é errado também não entendeu 😂🤔. 0,8 g/kg é a quantidade mínima de proteína para um indivíduo saudável (que não treina) se manter em balanço nitrogenado neutro (ou seja, síntese proteica = degradação proteica).

abraços, DUDU HALUCH

Leia mais

Deixar um Comentário