11
jun
2013
14

PRIMOBOLAN – PERFIL (DUDU)

Primobolan é um derivado do DHB (dihidroboldenona), classe 1 (se liga fortemente ao receptor androgênico, AR), com possível atividade anti-estrogênica.

Propriedades e detalhes de Primobolan foram lançados e publicados pela primeira vez em 1960 [1]. Squibb lançou a forma injetável de Primobolan ( Enantato de metenolona) pela primeira vez em 1962 , seguido pelo lançamento da variante oral de Primobolan ( Acetato de metenolona) para o mercado norte-americano no mesmo ano [2] . Foi comercializado sob o nome de marca Nibal Depot (para o injetável) e Nibal para a variante oral em doses de 20 mg por comprimido. Muito pouco tempo depois, os direitos para a produção do composto foram vendidos na Alemanha Ocidental a Schering . Após esta venda de direitos, Nibal foi retirado do mercado dos EUA e em vez disso, o composto Schering comercializado sob o novo nome comercial Primobolan (para ambas as variantes) . Primobolan em seguida tornou-se essencialmente um esteroide anabolizante fabricado pela Schering , que , em seguida, comercializou o composto como uma droga internacionalmente exclusiva, e nunca voltou para o mercado americano. Um ponto interessante a se notar é que apesar de Primobolan nunca ter sido comercializada nos Estados Unidos após Schering ter comprado os direitos dela, ela ainda está listada como uma droga aprovada pela FDA . Esta tinha permitido médicos americanos para ser capaz de importar Primobolan em ordem especial. Como a maioria dos esteroides anabolizantes da época, Primobolan no início de 1990 acabou por ser retirado todos os mercados e Schering cessou a produção , como resultado da histeria em massa cada vez mais crescente em torno de esteroides anabolizantes e o crescente sentimento anti- esteroide nos meios de comunicação da época. Como resultado, a farmacêutica Primobolan fabricado pela Schering hoje é vendido apenas em um pequeno e seleto número de países em todo o mundo, como a Turquia, Espanha , Japão , Paraguai e Equador.

Primobolan (metenolona) é um esteroide anabolizante moderadamente anabólico e androgênico (anabolismo/androgenicidade: 88/44-57), e com o maior custo entre os esteroides anabolizantes [3]. Metenolona é um esteroide anabolizante com propriedades anti-estrogênicas (era utilizado para tratamento de câncer de mama) [4], e portanto não aromatiza (-1 na escala Haluch) [5] e especula-se que pode ajudar a combater colaterais provocados por aromatização de outras drogas como testosterona, dianabol, etc (retenção, pressão alta, ginecomastia). Isso torna Primobolan uma excelente droga para ciclos de definição ou visando ganhos de qualidade – apesar de não ser muito anabólica -, mesmo porque ela se liga fortemente ao AR (mais que a própria testosterona) [6], e isso faz com que seja uma excelente droga para queima de gordura. Os colaterais possíveis com essa droga estão associados à sua androgenicidade (acne, queda de cabelo, etc), mas costumam ser bem suaves e tolerados mesmo em doses altas (> 500mg semana). Inibição do eixo HPT é muito suave com essa droga [7], assim como alteração no perfil lipídico (HDL, LDL, colesterol total) [8]. No seu Underground Steroids Handbook 2 Dan Duchaine fala que primobolan era um dos esteroides favoritos por atletas mais velhos, e também prescrito para uso terapêutico em crianças e mulheres, sendo muito popular por ser um dos esteroides mais seguros e suaves em colaterais [9]. Também foi especulado seu uso para tratamento de anemia e AIDS [7]. Dentro do campo da medicina, Primobolan é utilizado para tratar indivíduos que sofrem de condições em que a perda de massa muscular e perda de peso grave é um sintoma. Outros usos incluem : um imunoestimulante para os indivíduos que lutam contra infecções, estados debilitantes , um adjuvante para contrariar os efeitos da terapia prolongada de corticosteróides, e o tratamento da osteoporose, bem como sarcopenia ( perda de massa muscular correlacionada com o envelhecimento) [1].

Com todas essas características Primobolan é comparado por muitos autores (Bill Roberts, Anthony Roberts) com masteron [3, 7, 10], então não seria muito eficiente a combinação das duas drogas num mesmo ciclo ao mesmo tempo. Por ser um esteroide classe 1 Primobolan tem boa sinergia com drogas classe 2 (que agem por vias não mediadas pelo receptor androgênico), como dianabol, hemogenin e stanozolol, então pode ser uma excelente combiná-lo com uma dessas drogas, além da testosterona [11].

Por ser uma poderosa droga para ganhos de qualidade, muito estéticos, metenolona costuma ser utilizado por muitos atletas durante uma preparação para competição ou em ciclos visando ganhos de qualidade. Metenolona pode ser encontrado nas versões oral (éster acetato com meia-vida de ~2-3 horas) e injetável (acetato com meia-vida de ~2 dias, enantato com mv de ~5 dias). As doses mais eficientes utilizadas para o injetável costumam ser de 300 a 500 mg por semana, enquanto em sua versão oral as doses mais eficientes devem ser altas de ~80-100mg dia, mesmo porque o acetato de metenolona não é um 17 alfa-aquelado, e sim 1-metilado, sendo pouco tóxico ao fígado, mas também comprometendo sua biodisponibilidade. Mulheres também podem usar essa droga de forma bem segura em doses de 100 a 200 mg por semana para a versão enantato e em ~30mg por dia na versão oral, com baixo risco de virilização [12].

Referências:

 

[1] Wiechert R. et al. Chem Ber. 93 (1960):1710

http://www.steroidal.com/steroid-profiles/primobolan/

[2] Methenolone acetate, Summary of information for clinical investigators, New Brunswick, NJ. The Squibb Institute for Medical Research, May 30, 1962

[3] http://thinksteroids…imobolan-depot/

[4] [Anabolic therapy in metastatic breast cancer] Med Klin. 1981 Nov 20;76(24):689-91. German.

http://www.ncbi.nlm…./pubmed/7311930

[5] Ginecomastia, Grau de Risco (DUDU)

http://treinoinsano….-de-risco-dudu/

[6] Relative binding affinity of anabolic-androgenic steroids: comparison of the binding to the androgen receptors in skeletal muscle and in prostate, as well as to sex hormone-binding globulin. Endocrinology. 1984 Jun;114(6):2100-6.

http://www.ncbi.nlm…./pubmed/6539197

[7] http://www.steroid.com/Primobolan.php

http://pt.steroidsit…enolone-acetate

[8] http://www.musculaca…6012cabec89e9c9

[9] Underground Steroids Handbook 2, Dan Duchaine

[10] MASTERON – PERFIL (DUDU)

http://treinoinsano….on-perfil-dudu/

[11] Sinergia dos Esteróides (DUDU)

http://treinoinsano….steróides-dudu/

[12] ESTERÓIDES e CICLOS para MULHERES (DUDU)

http://treinoinsano….-mulheres-dudu/

 

Abraços, DUDU HALUCH

You may also like

Diuréticos
T3 e T4 (DUDU)
HEMOGENIN – PERFIL (DUDU)
EFEDRINA, EC – PERFIL

2 Comentários

  1. BERNARDO VARGAS CRISTINO

    Boa tarde, por favor gostaria de saber se o uso injetável de 1ml semana pode trazer algum benefício sem colaterais. Caso não seja uma quantidade válida, qual seria a mínima semanal para um uso contínuo sem colaterais em homens.
    Agradeço

  2. Flávio

    Um dos meus sonhos em relação aos esteroides é usar Primobolan em um longo ciclo. Eu usaria sem medo no mínimo 100mg por dia por meses, até aumentaria as doses, mas não confio em nenhuma fonte underground. Na minha opinião simplesmente NÃO existe Primobolan no Brasil…
    É uma pena.

Deixar um Comentário