4
set
2018
1

PRÉ-CONTEST (DUDU)

Os fisiculturistas e coachs mais experientes entendem que um bom tempo preparação para a competição deve ter em torno de 12 a 16 semanas, dependendo do nível de condicionamento do atleta no OFF SEASON e do seu metabolismo. Alguns indivíduos perdem gordura com mais facilidade do que outros e isso deve ser levado em consideração.

Um tempo curto de preparação (6-10 semanas) pode levar ao uso de estratégias mais extremistas, como dietas muito restritivas, abuso de termogenicos (t3, t4, clembuterol, EC) e excesso de exercícios aeróbicos. Perder peso muito rápido aumenta o risco de perda de massa muscular mesmo com o uso de esteroides anabolizantes, pois quando o percentual de gordura está baixo, a degradação de proteínas aumenta. Além disso, um tempo curto de dieta pré-contest dificulta a manipulação da dieta e do treino para otimizar os resultados, como o uso de estratégias que ciclam carboidratos.

Atletas naturais devem priorizar um tempo maior de pré-contest, pois perdem mais massa muscular durante a preparação, principalmente se perderem peso muito rápido com um grande déficit calórico. Fisiculturistas que usam esteroides podem começar com um déficit calórico mais elevado (até 1000-1500kcal de déficit), pois esses hormônios minimizam o risco de perder massa muscular.

A estratégia mais comum é a redução gradativa de carboidratos com aumento da ingestão de proteínas (2,0 – 3,5 g/kg), com objetivo de minimizar o catabolismo muscular. O aumento das proteínas também ajuda na saciedade e no aumento do gasto energético (pouca contribuição nesse caso). O déficit energético ainda é o mais importante para promover perda de gordura, então a ingestão de gorduras também precisa ser reduzida. Alguns indivíduos podem se dar melhor com uma restrição maior de carboidratos, mas para outros pode ser uma péssima ideia, principalmente aqueles que respondem bem com alta ingestão de carboidratos (mais sensíveis à insulina).

A manipulação da dieta e do treino depende muito do feeling do atleta e do coach/nutricionista, e um tempo maior de preparação permite ambos conhecerem melhor como o corpo do atleta responde às manipulações da dieta e do treino.

abraços, Dudu Haluch

Leia mais

1 Comentário

Deixar um Comentário