12
jun
2013
4

Pq NÃO fazer TPC SERMS (DUDU)

A pergunta mais sensata seria, pq fazer TPC SERMs? TPC SERMS q falo aqui é o protocolo padrão ensinado em fóruns de musculação do Brasil como:

TPC Serms:

1º – 14º dia 100mg de CLOMID ou INDUX + 40mg de tamoxifeno
15º – 28º dia 50mg de CLOMID ou INDUX + 20mg de tamoxifeno

Por que combinar duas drogas (tamox, clomid) que fazem basicamente a mesma função, e que teoricamente não possuem sinergia nenhuma? Ainda mais considerando que o tamoxifeno seja mais poderoso tanto na função de bloquear o estrogênio, como na função de de elevar os níveis de LH e FSH ( Anthony Roberts). . Tamoxifeno , usado por 10 dias a uma dosagem de 20 mg por dia, o aumento dos níveis de testosterona no soro para 142% da linha de base , que era o mesmo efeito de 150mg de Clomid para a mesma duração ( o aumento de testosterona foi ligeiramente , mas não significativamente , melhor para Clomid ) . Devemos lembrar, porém , que este é o efeito de três comprimidos de 50mg de Clomid.

Clomid parece produzir um efeito estrogénico na pituitária (hipófise), sim , mas a evidência mostra que em machos este serve para inibir a produção de LH , em contraste com Tamoxifeno. Tudo o resto é igual , o que tornaria o uso de clomid inferior a tamox para fins de TPC.

Tamoxifeno é a mais puramente anti- estrogênica das duas drogas , pelo menos no eixo HPT – eixo hipotálamo -hipófise- testicular. Este fato permite tamoxifeno oferecer aos bodybuilders machos certas vantagens sobre Clomid . Isto é especialmente verdadeiro nos momentos em que nós estamos olhando para uma restauração do eixo HPT equilibrada e não gostaria de dessensibilizar a hipófise ao GnRH . Isto poderia talvez retardar a recuperação , em certa medida , tal como a hipófise exigiria quantidades mais elevadas de GnRH hipotalâmico na presença de Clomid , a fim de obter o mesmo nível de estimulação de LH – hormônio luteinizante.

Tamox também parece preferido do uso a longo prazo , para aqueles que acham anti -estrogênios eficaz o suficiente para elevar os níveis de testosterona após o uso de anabolizantes . Aqui tamox parece proporcionar um aumento melhor e mais estável nos níveis de testosterona , e provavelmente irá oferecer um efeito semelhante ou maior do que Clomid por muito menos dinheiro. O potencial aumento nos níveis de globulina de ligação de hormônios sexuais (SHBG) com Clomid, apoiada por outras pesquisas, também é motivo de preocupação , pois isso pode funcionar para permitir a testosterona ativa comparativamente menos livre em comparação com tamoxifeno também. Finalmente ambas as drogas anti-estrogênicas são eficazes para a prevenção da ginecomastia e elevação da testosterona endógena.

A TPC de um ciclo deve se basear em vários fatores: tempo do ciclo, dosagens usadas, experiência e tamanho do usuário, drogas utilizadas, etc

Considerando isso, existem combinações e formas de TPC mto mais eficientes que o protocolo TPC SERMS. Na verdade ñ vejo nenhum embasamento para se fazer TPC SERMS.

Em ciclos com drogas fracas ou dosagens usuais (ciclos apenas com drogas orais e sem testosterona) só tamox ou clomid dão conta. O tempo de uso deveria considerar a Meia-Vida da droga. Usando drogas de meia-vida longa vc deve considerar levar mais tempo para iniciar a TPC (protocolo doctari) e/ou tb fazer uma TPC mais longa (6-8 semanas), já q essas drogas vão passar mais tempo no corpo, inibindo seu eixo HPT (hipotálamo-pituitária-testicular).

Inibidores de aromatase (anastrozol, exemestano, letrozol) tb são excelentes combinações q podem acelerar a recuperação pós-ciclo, inibindo o estrogênio de maneira mto mais agressiva (bloqueando a enzima aromatase, inibindo aromatização) que tamox ou clomid (bloqueiam apenas os receptores estrogênicos), tb ajudando na elevação dos níveis de LH e FSH de maneira mto eficiente. Podem não ser necessários se o estradiol (E2) está sob controle, mesmo porque os níveis de estradiol tendem a acompanhar os níveis de testosterona, que na TPC estão em queda, no entanto um estradiol elevado vai atrasar a sua recuperação. Mas é importante ter exames para verificar se existe necessidade do uso. O exemestano é o favorito por não causar efeito rebote do estrogênio (não que isso seja uma grande preocupação), mas é também o mais caro. O anastrozol, por ser o mais fraco e barato pode ser uma boa opção também, já o letrozol é mais agressivo e em geral não tem bom uso na TPC.

HCG deve ser considerado em ciclos longos e/ou pesados, e mesmo em ciclos comuns (tradicional testo + alguma droga) pois imitando o hormônio luteinizante (LH, responsável pela produção de testosterona), ele vai manter suas bolas acordadas durante o ciclo, tornando a recuperação do eixo HPT mto mais fácil. Um bom protocolo é ~500-1000UI por semana durante todo o ciclo, dividido em 2 aplicações na semana, ou ~1000-5000UI/semana (cuidando dos níveis de estrogênio) durante as primeiras semanas de uma TPC. Se puder use HCG sempre q possível no início da sua TPC (~primeiras 3-4 semanas), o processo de recuperação se torna mto mais rápido e eficiente. Isso ocorre pq HCG estimula a produção endógena de testosterona de forma mto mais eficiente, enquanto os SERMs (clomid, tamox) estimulam as gonadotropinas (LH e FSH) e testosterona, mas não são tão eficazes para elevar essa última rapidamente, devido à dessensibilização testicular q ocorre durante o ciclo. A maioria dos grandes gurus considera HCG uma droga fundamental num protocolo TPC padrão (William Llewellyn, M. Scally, Anthony Roberts)

Dostinex (cabergolina) e Parlodel (bromocriptina) podem ser necessários em ciclos com drogas q elevam a prolactina (hemogenin, deca, trembo), pois esse hormônio em alta provoca uma forte inibição do eixo HPT, mas é importante que vc tenha um controle com exames pra verificar a real necessidade do uso dessas drogas.

abraços, DUDU HALUCH

REFERÊNCIAS:

http://www.duduhaluch.com.br/terapia-pos-ciclo-protocolos/

http://www.elitefitness.com/forum/pct-post-steroid-cycle-therapy/nolva-vs-clomid-nolva-better-pct-william-llewellyn-article-662097.html

http://thinksteroids.com/articles/post-cycle-therapy-pct/

http://www.duduhaluch.com.br/porque-nao-usar-clomid-na-tpc/

http://thinksteroids.com/articles/why-use-both-clomid-and-nolvadex-together-for-pct/

http://thinksteroids.com/forum/steroid-forum/ask-michael-scally-why-134289740.html

http://www.steroidology.com/forum/anabolic-steroids-bodybuilding-articles/4601-understanding-post-cycle-t-recovery-william-llewellyn.html

http://www.duduhaluch.com.br/tpc-completa-dudu/

Leia mais

11 Comentários

  1. Rodrigo

    Sempre li que a oxa é um anabolico fraco e de alto valor… Comparado mg a mg ela é superior a dianabol? Stano? Hemogenin? Se tomado em doses iguais ela gera bons ganhos? Tais como fala a tabela androgenidade e poder anabolico?

  2. Rogério

    Vou começar um ciclo de 30 dias com Hydra composição (Methyl 1-alpha (Alpha-M1) – 20mg – Max-LMG – 15 mg – DMZ – 10mg – Methyl-sten (M-stane) – 5 mg) Meu TPC pode ser feito apenas com Maca Peruana ou será necessário tbm o Tamox?

  3. Abraão Silva

    Quero usar 10ml de Enatato durante 3 semanas, administrado segunda, quarta e Sexta .
    Meu maior medo da questão da libido oq devo fazer?

    1. Douglas

      Porque somente 3 semanas ? pq não faz 10 sem. ? a libido dependendo a dosagem que vai usar vai ficar de boa, o problema vai se quando parar o uso ok?

Deixar um Comentário