7
abr
2015
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Por que tanto balonie?

Tem muito profissional entupindo as pessoas de suplementos inúteis que custam uma fortuna, com as justificativas mais estúpidas possíveis. Nem parece nutricionista, parece vendedor de suplementos. Whey hidrolisado, bcaa, glutamina, ninguém precisa disso para atingir um físico de excelência, Arnold não tomava, Oliva pegava boa parte de suas proteínas tomando litros de leite, Nubret comia muito arroz e feijão, e porque vc com um shape tão inferior acha que precisa que os aminoácidos que estão nos alimentos venham em embalagens especiais? Ou é ignorância ou é viadagem, prefiro acreditar no primeiro ponto. Seu corpo não é fresco, não precisa de proteína que custa 300-500,00 lol, coma carne, use um whey básico se precisar de sabor na dieta ou de praticidade. Temos suplementos mito úteis e alguns que podem ser necessários para suprir carências nutricionais, como ômega 3, vitamina D, ou alguma outra vitamina, principalmente em dietas restritivas. BCAA pra não catabolizar, lol, para de frescura caralho.Eu gosto muito de cafeína, creatina, porque realmente cumprem o que prometem, com um excelente custo-benefício, e também não vou negar que um BCAA, glutamina, até um hidrolisado podem ter seu uso em alguns contextos restritos, mas em relação a otimizar o físico das pessoas comuns, não perca seu tempo queimando dinheiro.

Antes que eu me esqueça, ZMA não serve pra nada a menos que vc tenha deficiência de zinco ou magnésio, e bom, o ZMA é uma grande história de picaretagem na indústria da suplementação. A carnitina é muito importante na oxidação de ácidos graxos dentro da mitocôndria, mas infelizmente seu corpo não vai aumentar a queima de gordura quando vc suplementa carnitina, e nem quando vc suplementa MCT. Melhor suplementação para queima de gordura liberada aqui no Brasil continua sendo a cafeína, e claro que ela também não faz grande coisa nesse sentido, mas pelo menos vc pode ter benefícios na melhora do rendimento. Não existe termogênico poderoso com base apenas em suplementos legalizados, quando algo é muito eficaz para queimar gordura é porque existe algum tipo de substância ilegal afetando seu metabolismo, e isso só pode ser efetivo temporariamente, então não se iluda. Alguns estudos mostraram eficiência do CLA, mas infelizmente, assim como a beta-alanina, ele não se encontra liberado aqui no Brasil.

Duro é que quando vc vai em muitos workshops e eventos de nutrição esportiva acaba ouvindo um monte de estudos sobre uso de suplementos, que na maior parte das vezes não esclarecem o contexto e nem problematizam o uso, como comparar o uso de alguns suplementos com alimentos. As coisas são consideradas em contextos restritos apenas para mostrar que elas funcionam, e não para debater sua eficiência.

Não preciso falar de waxy maize, ou de como é estúpido gastar dinheiro com essas fontes de carboidratos cheias de frescura que não possuem benefícios como os alimentos tradicionais. Agora a moda é batata doce em pó, palatinose, um açúcar de baixo índice glicêmico, lol, e há quem usa esse balonie e tire as frutas da dieta por causa da frutose, lol. Coma batata doce e/ou arroz branco que é muito melhor, e se for suplementar carboidratos use as fontes mais baratas e eficientes, dextrose e maltodextrina. Mas tem pico de insulina, blablabla, então simplesmente coma carboidratos de baixa índice glicêmico/carga glicêmica.

Bons profissionais encaram a nutrição esportiva como uma ciência que busca otimizar o metabolismo, a saúde e a performance de uma pessoa, entendo suas respostas individuais aos mais diferentes nutrientes, observando suas carências. Nutrição esportiva na mão dos incompetentes virá um grande receituário de suplementos inúteis, que não é nada mais nada menos que uma forma de disfarçar a incompetência na verdadeira compreensão de como nosso corpo funciona.

abraços, dudu haluch

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