22
out
2016
19

Por que é tão difícil encontrar alguém especial?

Só é difícil porque você também é especial, porque você não está disposto a amar e dividir seu coração com qualquer um. Também não estou e nem quero alguém que desperdice meu tempo, alguém que roube meu “eu” sem nada me oferecer em troca (Schopenhauer).

Meu tempo é muito precioso para dividir com qualquer um, conheço muita gente, mas conto meus amigos nos dedos. Mesmo com grandes amigos fico muito tempo sem conversar, porque gosto de ficar sozinho. Sou feliz assim, e triste também, mas como todo mundo, também sinto falta de alguém para amar. No entanto, prezo muito pela minha essência e não posso deixar de ser quem sou por outra pessoa, como não desejo que outra pessoa mude sua essência por minha causa. Se você ama uma pessoa , você a ajuda a ficar só. Você não tenta preenchê-la. Você não tenta completar o outro com a sua presença (Osho).

O problema é que a maioria das pessoas tem medo de ficar sozinha, não conseguem lidar com a solidão e procuram um relacionamento porque acreditam que a felicidade delas depende de alguém. Então duas pessoas que se sentem incompletas se unem em busca da felicidade, que dura pouco tempo, e logo estão infelizes novamente. Para piorar, não canso de ver casais que se separam e tem ódio mortal um do outro. Ora, se você odeia tanto alguém que já amou e isso se repete em seus diversos relacionamentos é porque suas escolhas são ruins, porque o problema está com você. Você se sente incompleto e está sempre procurando alguém para te completar.

Tive poucas mulheres na minha vida e me sinto feliz em dizer que não tenho nenhum rancor, mas sim um carinho grande por aquelas que passaram boa parte do tempo comigo. Mesmo que as coisas nem sempre acabem bem, isso não anula as coisas maravilhosas que vivemos com pessoas que amamos.

Nem posso reclamar da minha solidão, pois com ela tive os anos mais produtivos da minha vida. A perda de pessoas especiais, o fim de um agrande amor, foram fonte de grande inspiração para me tornar alguém melhor. Talvez Kierkegaard esteja certo ao dizer que os homens que chegaram a ser gênios, heróis, poetas e santos cumpriram a sua missão inspirados pelas mulheres que nunca chegaram a ser deles.

Na vida vamos gostar de pessoas que não nos darão nenhum valor, assim como também vamos dar valor a quem não merece. Podemos aprender com isso ou continuar nos enganando com relacionamentos superficiais, tentando completar a nossa solidão com outro infeliz solitário. É por isso que muitas pessoas vivem muitos relacionamentos que duram poucos dias ou meses, ou mesmo anos sem nenhum amor.

Deixamos de lado pessoas especias e sofremos por não sermos correspondidos por alguém que nos apaixonamos. Cada vez mais eu entendo essa dificuldade e procuro estar consciente sobre quem de fato merece minha atenção e o meu coração. Não importa o tempo que fique na solidão, estarei bem em minha própria companhia e sei que a vida está sempre pronta a nos surpreender. Se você teve muitos relacionamentos superficiais dificilmente estará pronto para viver um relacionamento mais profundo.

“Cada um só pode ser ele mesmo, inteiramente, apenas pelo tempo em que estiver sozinho. Quem, portanto, não ama a solidão, também não ama a liberdade: apenas quando se está só é que se está livre” (Schopenhauer).

Dudu Haluch

5 Comentários

  1. katiane Tavares cecconi

    Lendo seu texto rsrsrs parece que você descreveu como me sinto! Meus anos estando só me parecem bons, não que não queira alguém ao meu lado, pelo contrário quero sim! Mas alguém que tenha maturidade, que já passou da fazer de fantasias, que saiba que amor, tesao, paixão e trabalho são importantes!

Deixar um Comentário