5
abr
2018
2

PERDER GORDURA COMENDO DOCES é possível?

PERDER GORDURA COMENDO DOCES quem não gostaria hein?

É uma ótima pergunta e as respostas geralmente são tendenciosas, tanto por parte dos extremistas defensores da dieta flexível, quanto pelos nutricionistas mais conservadores. Bom, perder peso ou ganhar peso depende num primeiro momento do balanço energético, ou seja, se estiver em déficit calórico, é de se esperar uma perda de peso e uma parte disso obviamente será gordura. Não importa se vc está comendo lasanha e brigadeiro ou frango com batata doce. O que determina a perda de peso em um primeiro momento é simplesmente o corte de calorias. Agora, a qualidade dos alimentos e o treinamento certamente vão influenciar nessa perda de peso e o impacto disso vai depender do tipo de treino e também do metabolismo do indivíduo.

Veja, treinar musculação enquanto segue uma dieta hipocalórica favorece a manutenção da massa muscular, enquanto se perde de gordura com o déficit calórico. Se o treino for aeróbico a perda de gordura pode até ser maior, mas isso tb eleva o catabolismo muscular. Além disso, qualquer tipo de exercício aumenta a sensibilidade à insulina e isso contrabalança os efeitos dos alimentos ruins que prejudicam a sensibilidade à insulina (excesso de doces e gorduras). De qualquer forma, a simples restrição de calorias já melhora a sensibilidade à insulina, assim como a perda de peso.

O grande problema de dietas hipocalóricas que não consideram a qualidade dos alimentos é em relação ao controle da saciedade e a carência de nutrientes que beneficiam o organismo (vitaminas e minerais, fibras, fitoquímicos), inclusive nossa microbiota, que também influencia nosso metabolismo. Outro ponto fundamental, alimentos ricos em açúcar e gorduras tem alta densidade calórica, então não é muito eficiente e sustentável seguir uma dieta hipocalórica comendo doces, porque a tendência é sentir mais fome.

Você pode fazer uma dieta comendo chocolate e tem gente que faz e consegue competir bem no Fisiculturismo fazendo isso todo dia. Agora, pode ser que vc não consiga mesmo comendo limpo em todas as refeições, porque obviamente não é só uma questão de contar calorias. Envolve conhecimento, genética, consistência, dedicação etc

abraços, Dudu Haluch

Leia mais

Deixar um Comentário