24
dez
2018
3

ONDE ESTÁ O PLATÔ DA PERDA DE PESO?

Muita gente acredita que o platô de um processo de perda de peso ocorre em poucas semanas e meses. Acreditam que não conseguem mais perder gordura porque o METABOLISMO ESTÁ LENTO.

É verdade que durante o processo de perda de peso/gordura ocorrem adaptações fisiológicas (termogênese adaptativa) que tornam a perda de peso/gordura mais lenta com o tempo. O ERRO é achar que essa redução da taxa metabólica é a responsável por você ter estagnado no seu processo de emagrecimento em questão de poucos meses.

Algumas pessoas falam que chegaram ao platô em 2-3 meses de dieta, mas os estudos que avaliam perda de peso mostram que a maioria das pessoas consegue perder peso por até 6-8 meses. Depois desse tempo a maioria acaba recuperando parte do peso perdido. E por incrível que pareça o PLATÔ que ocorreria pela redução da taxa metabólica está muito além dos 6 meses.

Se um indivíduo conseguisse manter a adesão à dieta o platô ocorreria por volta de 2 a 3 anos de seguimento da dieta. Isso não acontece porque na prática as pessoas tendem a aumentar a ingestão calórica espontaneamente (sem perceber muitas vezes) depois de algumas semanas de DIETA, devido ao forte impulso biológico de aumento da FOME (leptina baixa, insulina baixa, grelina alta etc).

No caso dos fisiculturistas, que conseguem ter maior controle sobre a dieta (pesando alimentos) vejo que a probabilidade de sucesso é temporariamente maior no curto prazo (3-6 meses). No entanto, quando as reservas de gordura estão muito baixas, a fome tende a aumentar muito, fazendo com que um físico de competição seja mantido apenas por poucas semanas e, na maioria das vezes, graças abuso de drogas (termogênicos, inibidores do apetite, GH, esteroides) e estratégias extremistas. Isso explica porque muitos atletas têm grandes rebotes de peso e descontrole alimentar depois das competições. O risco é maior quando existe uma grande diferença entre o peso/BF de OFF SEASON e o peso/BF de CONTEST. Entendeu pq a porra da ADESÃO é o que mais importa no emagrecimento 😂🤓😊

abraços, Dudu Haluch

Leia mais

Deixar um Comentário