LETROZOL – PERFIL (DUDU)

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Compartilhe:

Letrozol é considerado o mais poderoso inibidor de aromatase (IA), desenvolvido e comercializado no final dos anos 90 com o nome comercial de Femara, com indicação terapêutica para o tratamento do câncer de mama avançado em mulheres na pós menopausa.

Letrozol, assim como o anastrozol, é um IA não esteroidal de terceira geração (os mais potentes e seletivos entre os IAs), mas é considerado mais potente que o anastrozol.

Doses usuais de letrozol

A dose usual para o tratamento do câncer de mama é de 2,5 mg por dia (um comprimido), mas mesmo em doses menores que 0,5 mg/dia letrozol pode reduzir as concentrações de estradiol à níveis indetectáveis.



Fisiculturistas gostam de usar essa droga quando usam doses elevadas de testosterona ou em períodos pré-contest, já que uma redução do estrogênio pode ajudar a diminuir à retenção de água. Mas é preciso ter cautela com essa droga, pois níveis muito baixos de estrogênio podem afetar negativamente a função sexual (libido, ereção), o perfil lipídico, as articulações e também aumentar a fadiga.

Letrozol e efeito rebote

Outro problema com essa droga é o potencial efeito rebote do estrogênio após interrupção do uso, portanto é recomendável a técnica do desmame (retirada gradual do fármaco) para tentar controlar esse problema e até mesmo o uso de um SERM (tamoxifeno ou clomifeno) pode auxiliar no controle do efeito rebote do estrogênio.

Não encontrei fundamento para a ideia que letrozol possa regredir uma ginecomastia consolidada (quando o tecido mamário fibrosa). Particularmente, considero o uso do letrozol mais arriscado em comparação aos demais inibidores de aromatase.



Seria fortemente recomendado o acompanhamento de exames laboratoriais ao fazer uso dessa droga para reduzir os níveis de estradiol, sendo que alguns gurus e especialistas recomendam manter um estradiol na faixa de 20-30 mg/dL para evitar efeitos adversos, embora eu considere concentrações maiores de estradiol aceitáveis quando níveis de testosterona e dos esteroides androgênicos estão elevados.

abraços, Dudu Haluch




Gostou? Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email
Imprimir
Se inscrever
Notificar de
guest
Gostou da publicação?
3 Comentários
Mais votado
Mais novo Mais antigo
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

O que é necessário?

testosterona é necessário? tpc é necessário? HCG é necessário? anastrozol é necessário? parar anticoncepcional é necessário? aeróbico é necessário? nada é necessário, é questão de

Leia Mais