16
maio
2018
9

LEITE NO FISICULTURISMO (DUDU)

O leite é um alimento composto por proteínas, carboidratos e gorduras, além de alguns micronutrientes, como cálcio, fósforo e vitaminas do complexo B. As proteínas do leite são a proteína do soro do leite (whey) e a caseína. A caseína representa 80% das proteínas do leite e o whey apenas 20%.

Obviamente fisiculturistas não deixam de beber leite por causa das proteínas, porque utilizam essas proteínas na forma de suplementos. Então seria pela LACTOSE, o carboidrato do leite? A lactose é um carboidrato formado por duas moléculas, uma molécula de glicose e uma de galactose. Nosso intestino não pode absorver lactose. A lactose precisa ser degradada em glicose e galactose pela enzima lactase no intestino. Nosso corpo absorve glicose e galactose, e a galactose se converte em glicose no fígado. Logo, não Faz sentido dizer que lactose engrossa a pele (é burrice na verdade).

Uma boa parcela da população pode ter intolerância à lactose por não produzir a enzima lactase em quantidade suficiente (principalmente negros e asiáticos). Nesse caso a lactose passa para o intestino grosso e sofre fermentação pela microbiota, produzindo gases e provocando inchaço e cólica. Mesmo nesses casos seria possível usar leite e alimentos sem lactose.

Apesar de não ser comum ver fisiculturistas bebendo LEITE, é relativamente comum ver atletas comendo queijo, e alguns até tomando sorvete. O leite já foi um alimento base na dieta dos fisiculturistas old school e não saiu da dieta por prejudicar o físico dos atletas e sim por uma mudança geral de padrão alimentar, que se mantém por muitos anos pela cultura, ignorância e tradição. Falar que o leite não presta para fisiculturistas é uma grande ESTUPIDEZ, não importa quantos troféus no Fisiculturismo vc tenha, já que isso não significa ter conhecimento básico de fisiologia, nem de história do seu esporte.

Ronnie Coleman comia queijo, tomava nesquik, suplemento que tinha lactose (syntha 6) e talvez esteja tomando um café com leite nessa foto (instagram).

Dudu Haluch

Leia mais

4 Comentários

  1. Pondi

    Belo texto, só uma colocação, subprodutos de leite zero lactose na verdade não são zero lactose pois seria inviável manter o sabor idêntico ao do leite fora o valor absurdo de fazer isso, alimentos livre de lactose na verdade tem a lactose e a indústria adiciona LACTASE que é a enzima que reduz a lactose em glicose e galactose.

    E para quem vir falar que o ser humano é o único mamífero que bebe leite depois de adulto e isso é errado, algo comum de escutar… Devemos lembrar que o ser humano também é o único mamífero que cozinha a carne antes de comer, que suplementar sua alimentação para fins estéticos e de saúde.

Deixar um Comentário