IOIMBINA – PERFIL (DUDU)

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Compartilhe:

Cloridrato de ioimbina é um medicamento usado para tratar disfunção erétil, mas também tem sido utilizada em suplementos termogênicos para perda de gordura. A ioimbina é um fármaco antagonista dos receptores adrenérgicos alfa-2.

Importante explicar aqui que os receptores adrenérgicos alfa e beta são receptores dos hormônios adrenalina e noradrenalina (catecolaminas). Esses receptores estão presentes em diversos tecidos do organismo e ao serem ligados às catecolaminas promovem diversos efeitos fisiológicos no organismo.

No tecido adiposo os receptores alfa-2 quantos ativados diminuem a lipólise (quebra dos triglicerídeos em ácidos graxos e glicerol), enquanto os receptores beta-2 aumentam a lipólise quando ativados pela adrenalina. Por esse motivo, o bloqueio dos receptores alfa-2 pela ioimbina aumenta a atividade da adrenalina e noradrenalina nos receptores beta-adrenérgicos, aumentando a lipólise.



Meia vida

A ioimbina tem uma meia vida de apenas 1-2 horas e para ter seu efeito lipolítico potencializado deve ser usada em jejum. As dosagens usadas por fisiculturistas e atletas fitness variam entre 15 a 20 mg por dia, sendo mais seguras em relação aos efeitos colaterais. É comum a combinação da ioimbina com cafeína e outros fármacos beta-adrenérgicos (efedrina, salbutamol, clembuterol), mas essa combinação pode ser perigosa por também potencializar os efeitos colaterais sobre o sistema cardiovascular.

Os efeitos colaterais mais comuns da ioimbina são tremores, insônia, taquicardia, dores de cabeça, ansiedade. A ioimbina faz parte da composição de suplementos termogênicos como Oxyelite e Lipo 6. No Brasil o cloridrato de ioimbina é comercializado como Yomax.

Dudu Haluch




Gostou? Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email
Imprimir
Se inscrever
Notificar de
guest
Gostou da publicação?
9 Comentários
Mais votado
Mais novo Mais antigo
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Dependência psicológica de esteroides

Como a grande maioria dos fisiculturistas tenho dependência psicológica de esteroides anabolizantes, reforçada pela vigorexia inerente a um esporte que foca mais na estética do

CATABOLISMO 2 (DUDU)

CATABOLISMO é a fase de degradação do metabolismo, enquanto ANABOLISMO é a fase de síntese do metabolismo. No catabolismo os macronutrientes (carboidratos, gorduras e proteínas)

METILTESTOSTERONA – PERFIL (DUDU)

Metiltestosterona é basicamente uma testosterona na forma oral, e portanto tem os mesmos efeitos das testosteronas injetáveis, embora não a mesma eficácia. Por ter uma

DECA – PERFIL (DUDU)

Deca (decanoato de nandrolona) é um esteróide da família 19 NOR (nandrolonas, trembolona), progestina, classe 1 (forte ligação ao receptor androgênico, AR). Considero a deca

Rebote após uso de Termogênicos

Problema do uso de termogênicos em cutting é que seu efeito é temporário, e ao cessar o uso parecem gerar algum tipo de supercompensação pelo

Leia Mais