9
ago
2016
7

IOIMBINA – PERFIL (DUDU)

Cloridrato de ioimbina é um medicamento usado para tratar disfunção erétil, mas também tem sido utilizada em suplementos termogênicos para perda de gordura. A ioimbina é um fármaco antagonista dos receptores adrenérgicos alfa-2. Importante explicar aqui que os receptores adrenérgicos alfa e beta são receptores dos hormônios adrenalina e noradrenalina (catecolaminas). Esses receptores estão presentes em diversos tecidos do organismo e ao serem ligados às catecolaminas promovem diversos efeitos fisiológicos no organismo. No tecido adiposo os receptores alfa-2 quantos ativados diminuem a lipólise (quebra dos triglicerídeos em ácidos graxos e glicerol), enquanto os receptores beta-2 aumentam a lipólise quando ativados pela adrenalina. Por esse motivo, o bloqueio dos receptores alfa-2 pela ioimbina aumenta a atividade da adrenalina e noradrenalina nos receptores beta-adrenérgicos, aumentando a lipólise.

A ioimbina tem uma meia vida de apenas 1-2 horas e para ter seu efeito lipolítico potencializado deve ser usada em jejum. As dosagens usadas por fisiculturistas e atletas fitness variam entre 15 a 20 mg por dia, sendo mais seguras em relação aos efeitos colaterais. É comum a combinação da ioimbina com cafeína e outros fármacos beta-adrenérgicos (efedrina, salbutamol, clembuterol), mas essa combinação pode ser perigosa por também potencializar os efeitos colaterais sobre o sistema cardiovascular.

Os efeitos colaterais mais comuns da ioimbina são tremores, insônia, taquicardia, dores de cabeça, ansiedade. A ioimbina faz parte da composição de suplementos termogênicos como Oxyelite e Lipo 6. No Brasil o cloridrato de ioimbina é comercializado como Yomax.

Dudu Haluch

2 Comentários

  1. Fabiana Caldas

    Tenho algumas dúvidas a respeito do horário e a dosagem…

    Já vi recomendações que a dose seria 0,2 mg/kg e que seu uso só faz efeito se for em jejum.
    A recomendação quanto a dosagem é esta mesma? Isto para uma pessoa que não é atleta.

    Eu geralmente treino durante a semana a noite e nos fds pela manhã. Sendo usado durante a semana qual seria o horário recomendado pela manhã bem espaçado do treino ou antes de treino?

    Se for na manhã, por exemplo, como uso T4 e T3 (tenho hipotireoidismo) e guardo o jejum de 30 min, eu deveria tomar a ioimbina após estes 30 min e ainda guardar um jejum de quanto tempo até o café da manhã? Se o uso recomendado for perto do treino, eu devo fazer minha refeição pré-treino e aguardar quanto tempo para tomar a cápsula de ioimbina? Deveria tomar durante o treino de musculação guardando uns 30 min antes do cardio? Após tomar a capsula devo guardar algum tempo até a próxima refeição?

    Muito obrigada!

Deixar um Comentário