14
fev
2017
13

Hormônios, saúde e fisiculturismo (DUDU)

– alguns exames básicos para saúde são “muito baratos” e todo fisiculturista deveria fazer regularmente, a cada 6 meses pelo menos (hemograma, perfil lipídico, TGO, TGP, creatinina, ureia);

– a maioria dos fisiculturistas não faz exames e ao deixar de fazer exames básicos eles podem ser mais inconsequentes com o uso de esteroides e outras drogas;

– se for possível procure sempre um médico que trabalhe com usuários de esteroides, mas cuidado com os picaretas que pedem uma quantidade absurda de exames e prescrevem muitos manipulados;

– medir a pressão arterial também é muito importante, principalmente em fases de OFF, quando se ganha muito peso;

– evite grandes variações de peso e rebote agressivo após competição. Ganhar muito peso em pouco tempo além de não trazer ganhos reais de músculo, só prejudica ainda mais sua saúde;

– esteroides 17 aa (estanozolol, hemogenin, dianabol, oxandrolona etc) são os que mais prejudicam perfil lipídico e fígado. É prudente evitar uso prolongado deles e para fisiculturistas que fazem uso contínuo de esteroides é melhor evitar o uso;

– trembolona pode ser muito ruim para seu bem estar mental. Evite doses abusivas e o uso prolongado. Uso em doses moderadas e em momentos estratégicos pode fazer muita diferença;

– se o seu fígado estiver fudido, nenhum medicamento ou suplemento vai resolver, então monitorar com exames é muito mais importante que ficar se auto medicando sem necessidade;

– vegetais e frutas são muito importantes para a saúde e os suplementos multivitamínicos não oferecem os mesmos benefícios para a saúde que esses alimentos;

– se vc se preocupa com sua saúde deve ter na sua dieta frutas, vegetais e fibras com regularidade. E se vc acha que pode engordar comendo fruta deve estudar mais;

– se for usar termogênicos e estimulantes use pelo menor tempo possível. Nenhum fisiculturista que usa esteroides, e é consistente com a dieta e o treino, precisa de termogênico para ficar seco. Apenas para ficar muito seco à nível de competição os termogênicos podem fazer diferença;

– a combinação de termogênicos pode otimizar a queima de gordura, mas é pior para o seu coração. Mais tempo de preparação evita esses extremismos;

– jamais continue uma preparação se vc está com problemas de saúde. A preparação só vai piorar sua situação. Pelo menos dois atletas que morreram recentemente insistiram em continuar na preparação, mesmo em situações críticas. O corpo já fica debilitado em um pré-contest e se vc está doente, então será muito pior;

– uma estratégia de preparação mais longa é mais segura porque pode evitar extremismos com a dieta, treino e uso de drogas;

– do coração morrem os bodybuilders. E morrem jovens quando não tomam cuidados tão simples e básicos como os que citei no texto;

– nos últimos tempos tenho visto morte de indivíduos jovens no fisiculturismo e tenho certeza que todas ou quase todas essas mortes poderiam ser evitadas se os indivíduos em questão fossem mais conscientes em relação ao que citei aqui.

abraços, Dudu Haluch

5 Responses

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.