6
ago
2018
5

HIPERTROFIA MUSCULAR com dieta LOW CARB (DUDU)

GANHAR MASSA MUSCULAR com dieta LOW CARB é muito difícil e ineficiente porque uma redução da ingesta de carboidratos faz com que as reservas de glicogênio (hepática e muscular) se esgotem mais rapidamente. O cérebro e as hemácias precisam de glicose como fonte de energia, pois não podem usar ácidos graxos (gordura).

No período logo após as refeições essa glicose é fornecida pelos estoques de glicogênio hepático, mas em uma dieta LOW CARB o glicogênio do fígado se esgota rapidamente. A redução dos estoques de glicogênio hepático aumenta a gliconeogênese, que é a síntese de glicose a partir de compostos não carboidratos, como aminoácidos, glicerol e lactato. Os aminoácidos provenientes da degradação de “proteína muscular” são os principais substratos da gliconeogênese. Ou seja, a redução dos carboidratos da dieta intensifica a degradação de proteínas do músculo para fornecer aminoácidos para a gliconeogênese.

Quando se reduz os carboidratos da dieta os níveis de insulina também estão reduzidos e os hormônios glucagon e cortisol estão aumentados. O glucagon e o cortisol estimulam a gliconeogênese no fígado e o cortisol também estimula a degradação de proteínas do músculo para fornecer aminoácidos para esse processo, além de inibir a síntese de proteínas. Por isso a insulina é considerada um hormônio anticatabólico e o cortisol um hormônio catabólico.

A degradação de proteínas musculares pode ser atenuada com o aumento da ingestão de proteínas, mas ainda assim isso não torna uma dieta LOW CARB eficiente para o ganho de massa muscular.

Em uma dieta cetogênica (muito low carb) ocorre produção de corpos cetônicos, que diminuem a intensidade da gliconeogênese, pois também podem ser utilizados como fonte de energia pelo cérebro. No entanto, o aumento da ingestão de proteínas inibe a cetogênese e dificilmente alguém vai ganhar massa muscular comendo quase nada de carboidrato com pouca proteína, pois essas são as condições para entrar em cetose. Por isso dieta cetogênica tem pouca ou nenhuma utilidade para fisiculturistas e fazer LOW CARB só faz sentido se vc aumentar a quantidade de proteína na dieta quando deseja perder gordura e manter ao máximo sua massa muscular.

Fonte: Eu, Harvey e Lehninger

Leia mais

1 Comentário

Deixar um Comentário