9
mar
2016
22

HCG -PERFIL (DUDU)

hCG (gonadotrofina coriônica humana) é um hormônio polipeptídeo produzido nos primeiros meses da gravidez com a finalidade de manter o corpo lúteo, e por esse motivo é usado como um bom marcador para testes de gravidez. Esse hormônio foi descoberto em 1920 e com o tempo foi comercializado pela Organon. Entre os anos 50 e 60 teve diversos usos clínicos, incluindo indução da fertilidade em homens e mulheres, criptorquismo, depressão e obesidade. O uso para tratamento da perda de peso foi proposto pelo Dr Simeons em 1954 em combinação com uma dieta de 500kcal, mas desde aquela época até hoje os estudos não mostraram diferença entre a dieta com HCG e placebo.

O hCG imita o hormônio luteinizante (LH), que é liberado pela hipófise, e nos homens esse hormônio tem a função de estimular a produção de testosterona nos testículos. Na terapia de fertilidade masculina o hCG é usado em doses de 3000 a 6000 UI por semana elevando a testosterona e estimulando a espermatogênese. Muitos estudos mostram que o uso de hCG recupera a testosterona e a fertilidade em usuários de esteroides que desenvolveram hipogonadismo após a interrupção do uso de esteroides anabolizantes. Por esse motivo hCG vem sendo usado desde os anos 80 entre fisiculturistas e se tornou a principal droga de uso na terapia pós ciclo (TPC). Alguns gurus e médicos recomendam o uso no início da TPC em doses de 2000 a 5000 UI por semana (primeiras 3-4 semanas, desde que se respeite o timing da TPC*), enquanto outros defendem o uso intra ciclo em doses menores de 500-1000UI semana, alegando ser mais vantajoso para recuperação do eixo HPT evitar a atrofia testicular durante o uso de esteroides. As duas formas podem funcionar muito bem, mas é importante o acompanhamento com exames laboratoriais e/ou de um profissional experiente.

Após diluído o hCG deve ser refrigerado para conservação e alguns especialistas afirmam que pode durar por algumas semanas, embora a bula recomende conservar por no máximo 12h. Pode ser aplicado por via intramuscular ou subcutânea. A recomendação geral é aplicação 3x na semana.

*timing da TPC se refere ao tempo necessário para que os níveis dos esteroides sintéticos no sangue estejam baixos o suficiente para não causar supressão do eixo, por isso é bom considerar aproximadamente 3-4x a meia-vida da droga para começar a TPC e/ou avaliar os exames de LH, FSH e testosterona.

abraços, Dudu Haluch

Leia mais

18 Comentários

  1. Rebecca

    Boa tarde Dudu, gostaria de uma indicação de onde comprar o HCG humano, pois achei o de uso veterinário por R$100,00 e o de uso humano por mais R$400,00. Se os dois proporcionam no mesmo resultado, vou comprar o mais em conta.
    Você sebe de algum site que venda o humano sem receita e mais barato?
    Obrigada

  2. G R

    Dudu, fiz exames no pós ciclo e meu LH e FSH estavam normais (bem como e2, t4,prolactina etc…) , porém minha testo total bateu só 171,3 ng/dL. É indicável o uso do HCG neste caso?

    1. arthur martins gomes

      Você pode usar tanto o HCG quanto o Tamox, porem se ja foi completa a tpc , acredito que o HCG pode ser melhor até voltar os niveis normais

  3. Fernando

    Boa noite …. galera também tenho a mesma dúvida e não encontrei nada que responda ela.:
    Pode substituir o HCG injetável pelo sublingual na tpc ou durante o ciclo?
    Alguém tem alguma dado concreto e sabe dizer?
    Por favor. Abraço

    1. Flávio

      Qualquer HCG, desde que seja de procedência boa, de um fornecedor bom, e injetável. Com promoções na internet, o HCG humano acaba ficando quase o mesmo preço, então eu sempre uso o humano.

  4. Noah

    Dudu, é necessário diluir o hcg (choriomon) em Água bacteriostática com finalidade de usar 1000UI em cada aplicação ou podemos usar o diluente que ele mesmo já tem para conservar na geladeira?

    1. Flávio

      O problema de utilizar apenas água tamponada é a proliferação de bactérias, mesmo com o armazenamento em geladeira. Se pretende usar por mais de um dia, utilize água bacteriostática.

  5. Dudu Haluch

    HCG sublingual e nasal desconheço a eficácia e nunca vi estudo sobre isso. Não usaria jamais, até pq entendo q o corpo ñ consegue absorver o HCG por essas vias

Deixar um Comentário