4
fev
2019
9
limites do off season

GANHO DE MASSA MUSCULAR E PLATÔ

Embora seja possível ganhar massa muscular em déficit calórico (às custas da energia proveniente da oxidação de gordura), a forma mais eficiente de ganhar massa muscular é através de um superávit calórico. Além disso, é necessário estímulo para aumentar a síntese proteica, que pode ser proveniente do treino de musculação ou de um aumento nos hormônios anabólicos (testosterona por exemplo).

Para indivíduos iniciantes é muito mais fácil ganhar massa muscular do que indivíduos que já possuem grande volume muscular. Além disso, para um mesmo superávit calórico, diferentes indivíduos podem ter ganhos de massa muscular e gordura diferentes, pois o ganho depende do potencial genético e metabolismo do indivíduo.

No início de uma dieta BULK os ganhos de massa magra (músculo e água) são maiores, mas uma parte desse ganho pode ser gordura. Uma dieta com grande superávit calórico pode levar a um grande ganho de gordura, pois a síntese proteica muscular é limitada pela genética e pelo ambiente hormonal. Indivíduos usando esteroides e outros hormônios anabólicos podem aumentar a capacidade de síntese proteica (aumentando a quantidade de mionúcleos das fibras musculares e de receptores androgênicos), mas esse aumento depende do efeito combinado com o treino. De qualquer forma, vai ocorrer um platô nos ganhos depois de algumas semanas e um aumento de calorias por si não consegue aumentar a síntese proteica muscular efetivamente.

O ganho de peso também piora a sensibilidade à insulina, o que tende a favorecer um acúmulo de gordura com o aumento de calorias. A capacidade de síntese proteica precisa ser aumentada para que o indivíduo continue a ter ganhos no longo prazo, mas para isso é preciso ter paciência e promover alterações no treinamento e na dieta.

Embora os ganhos com esteroides anabolizantes sejam dose dependente, fica claro que eles não podem aumentar a capacidade de síntese proteica de forma efetiva e imediata sem a sinergia com o treinamento e a nutrição. Caso contrário, para se tornar um grande fisiculturista rapidamente bastaria tomar doses semelhantes aos fisiculturistas profissionais. Qualquer idiota percebe que isso não é possível no curto prazo.

abraços, Dudu Haluch

Leia mais

Deixar um Comentário