ESTEROIDES e suas FAMÍLIAS (DUDU)

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Compartilhe:

Esteroides anabolizantes, tecnicamente conhecidos como esteróides androgênicos anabólicos-(AAS), ou simplesmente como “esteroides”, são drogas que imitam os efeitos da testosterona e diidrotestosterona no corpo. Eles aumentam a síntese de proteínas dentro das células, o que resulta no acúmulo de tecido celular (anabolismo), especialmente nos músculos.

Os esteroides anabolizantes também têm propriedades androgênicas e em alguns casos virilizantes em mulheres, incluindo o desenvolvimento e a manutenção das características masculinas, tais como o crescimento das cordas vocais, testículos e pêlos do corpo (características sexuais secundárias).

Os esteroides anabolizantes podem ser divididos em 3 famílias distintas:

1) TESTOSTERONA E SEU DERIVADOS:

Principais características dos esteroides dessa família são aromatização (testosterona, boldenona, dianabol) e conversão em metabólitos como DHT e análogos (testosterona, halotestin, boldenona, dianabol).



  • Testosterona e seus ésteres: suspensão (testo sem éster ligado), testosteronas de meia-vida curta (propianato, fenil), testos de meia-vida longa (enantato, cipionato, decanoato), mix de ésteres (durateston, omnadren). Metiltestosterona (oral)
    aromatizam (efeito forte) e se convertem em DHT (efeito forte)
  • Dianabol (metandrostenolona): aromatiza ( efeito forte) e se converte em  dihidrometandrostenolona (efeito fraco) através da enzima 5-alfa-redutase.
  • Equipoise (Boldenona): aromatiza ( efeito fraco) e se converte em  DHB (efeito fraco) através da enzima 5-alfa-redutase.
  • Halotestin (Fluoximesterona): não aromatiza, mas se converte em  DHT através da enzima 5-alfa-redutase.
  • Turinabol (4-Clorodehidrometiltestosterona): não aromatiza, nem se converte em  DHT através da enzima 5-alfa-redutase.

2) 19-NOR:

Significa que uma molécula de testosterona foi alterada na 19ª posição para nos dar um novo composto.

Principais características dos esteroides dessa família é que são progestinas, famosas por ter algum possível efeito sobre receptores da dopamina (podendo aumentar prolactina), e também por uma possível maior supressão do eixo HPT comparadas a outros esteroides.

No geral as nandrolonas e trembolonas possuem efeitos estéticos muito diferentes (embora ambas sejam muito anabólicas), enquanto nandrolonas se convertem em estrogênio e podem sofrer ação da enzima 5-alfa-redutase, trembolona não sofre esses efeitos, mas pode potencializar efeitos estrogênicos e possui efeitos androgênicos dos mais agressivos entre os esteroides, dada sua alta androgenicidade e afinidade ao receptor androgênico.



3) DERIVADOS DO DHT:

Principais características dos esteroides dessa família: não aromatizam, alguns mesmo parecem apresentar um tipo de atividade antiestrogênica (masteron, primobolan, proviron), também não sofrem ação da enzima 5-alfa-redutase. Em geral são drogas com ganhos de qualidade (exceto pelo hemogenin, que parece potencializar efeitos estrogênicos).

Alguns deles também são conhecidos por reduzir drasticamente níveis de SHBG (stanozolol, hemogenin, proviron), aumentando a disponibilidade de ação dos andrógenos, uma vez que eles deixam de se ligar ao mesmo.

abraços, DUDU HALUCH




Gostou? Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email
Imprimir
Se inscrever
Notificar de
guest
Gostou da publicação?
2 Comentários
Mais votado
Mais novo Mais antigo
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Como atletas burlam o ANTIDOPING (DUDU)

O controle de dopagem compulsório nos Jogos Olímpicos começou efetivamente em 1968. A caracterização da dopagem tem por base a identificação de uma substância considerada doping e/ou

Porquê NÃO usar CLOMID na TPC

por Anthony Roberts (steiroids.com) “O aumento da testosterona com Nolvadex tamoxifeno para alguém com uma disfunção, e usando basicamente 20mgs de tamoxifeno vão aumentar seus

quando usar t3 e t4?

Parem de inventar moda de querer usar hormônios da tireoide (T3 e T4), isso não é para crianças, e sim para os já experimentados e

Leia Mais