26
dez
2018
9

DIETA FLEXÍVEL NO FISICULTURISMO 2

Jay Cutler é outro atleta inteligente e sensato que, mesmo sem um grande conhecimento de nutrição e metabolismo, era adepto de uma dieta mais flexível. Jay ficou conhecido por ser adepto de coca-cola pós-treino e mesmo em pré-contest ele comia umas besteiras, como jujubas, principalmente pós-treino.

Enquanto alguns atletas são bitolados com a alimentação, Jay entende que a resposta do seu organismo ao alimento depende de fatores como genética, treino e experiência. Não faz nenhum sentido você ficar comendo doces na dieta se seu físico não está evoluindo. Como regra geral você deve comer alimentos nutritivos, mas não há nenhum problema comer açúcar, cheeseburger ou pizza, se há demanda para isso. Lembre-se que seu metabolismo em dieta hipocalórica se torna mais flexível e sua sensibilidade à insulina está aumentada. Isso significa que seu corpo metaboliza de forma mais eficiente alimentos ricos em açúcares simples e carboidratos refinados (arroz branco, pão branco, macarrão), desde que você esteja em déficit calórico e esses alimentos não sejam a base da sua dieta.

Muitos fisiculturistas e praticantes de musculação usam maltodextrina, dextrose e waxy maize pós-treino, como se esse tipo de suplemento fosse muito diferente de açúcar. Não há nada errado com isso, mas você poderia escolher algo que te desse mais prazer ou saciedade, se você sente fome durante a dieta.

Jay Cutler diz que chegava a comer 1000g de carboidratos em pré-contest, então coca-cola e jujubas para ele pareciam ser ótimas opções pós-treino, pelo prazer e pela rápida absorção. Não significa que é uma boa ideia para quem está comendo 150g de carboidratos por dia no cutting, assim como dextrose ou waxy maize também não seriam. Batata assada e mandioca ou frutas poderiam ser opções melhores, pensando em prazer e saciedade. De qualquer forma, se você está em déficit calórico e com uma dieta equilibrada em macro e micronutrientes seu corpo não vai fazer o açúcar que você ingere se converter em gordura, pois nesse tipo.de situação seu organismo prioriza a oxidação desse carboidrato, já que existe demanda energética para isso. A resposta do seu metabolismo vai depender de genética, treino, hormônios etc

abraços, Dudu Haluch

Leia mais

Leave a Reply