2
set
2017
11

Dieta e compulsão alimentar

DIETA E COMPULSÃO.

Muitas pessoas que seguiram alguma dieta da moda ou alguma estratégia extremista de algum coach acreditam que o seu fracasso foi culpa de fraqueza e/ou falta de foco mental, quando na verdade a culpa é do MÉTODO ESTÚPIDO, da dieta e da estratégia extremista. O risco de desenvolver COMPULSÃO ALIMENTAR aumenta muito em situações assim e gurus e profissionais que defendem modismos alimentares (glúten free, low carb, detox etc) ignoram totalmente esse fato. A compulsão parece ser uma resposta do organismo para voltar ao peso inicial, nosso “set point” (ponto de manutenção). Durante a perda de peso as alterações no metabolismo (redução da taxa metabólica) e nos hormônios q regulam a fome e a saciedade são inevitáveis (leptina, insulina, grelina, CCK). Tudo isso conspira para que a pessoa tenha um efeito rebote, favorecendo retenção e maior acúmulo de gordura. Claro que é possível melhorar seu corpo sem um risco grande de sofrer compulsão e efeito rebote e também existem pessoas que se adequam às estratégias extremas (a minoria). Mais importante é ter consciência do que é possível dentro do seu objetivo e evitar as estratégias extremistas que prometem resultados rápidos às custas de seguir modismos e TERRORISMO NUTRICIONAL.

Dudu Haluch

Leia mais

2 Comentários

  1. Ana

    Direto e reto…. Senti isso na pele, pois encontrava-me em uma dieta de manutenção do ganho de massa, digamos que “carbo um pouco alto”. Fui em um nutri famoso aqui da região, que disse que eu teria q dar uma secada. Tirou quase todo meu carbo e passou uns medicamentos p manter a massa. Problema que realmente não consegui mais “controlar minha mente” … Me sentia vazia quase que o tempo todo, aonde comecei a ter compulsão alimentar (fraca, mas tive) , principalmente por coisas DOCES…. Quando retornei nele, disse q não estava conseguindo seguir aquilo, e que por varias vezes “pequei” … q estava me sentindo uma compulsiva. foi então q ele aumentou pouca coisa, o carbo, mas q ja foi e grande valia!!!!

  2. Feliphe Baranowski

    Dudu.. quais autores vc me recomenda ler sobre bodybuilding..seja dieta ou treinamento.. ou hormonios? Andei lendo Alan Aragon e Lyle McDonald..e alguns mais atuais são muito valor a dietas low carb ne

Deixar um Comentário