Cortar SÓDIO não diminui RETENÇÃO!

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Compartilhe:

Quando fui na última exponutrition fiquei indignado com a falta de sal nos restaurantes locais (tive que virar a porra do pote de Mr Dash na comida pra dar um sabor meia boca, e tb pra dar prejuízo, pq não ter um pote de sal na feira toda é sacanagem). Querem nos empurrar esse modismo fitness idiota, que além de ser uma vidagem do caralho, não tem nenhum embasamento científico, e é na verdade contraproducente, já que o sódio é essencial para o nosso organismo, e uma pessoa que segue uma dieta saudável não terá problemas de pressão alta apenas pela presença do sódio em quantidades normais na alimentação, muito menos vai ficar retido, e sim pode ficar retido pela falta de sódio na dieta. Isso é tão estúpido, e desconhecimento básico de fisiologia.

Uma consideração importante para o controle geral da excreção de sódio – ou excreção de qualquer eletrólito – é que, sob condições de equilíbrio estável, uma pessoa deve excretar quase exatamente a mesma quantidade de sódio ingerida. Mesmo com transtornos que grandes mudanças de excreção renal de sódio causam, o equilíbrio entre a ingesta e a excreção normalmente se recupera dentro de poucos dias.

Quando a ingesta de sódio sobe acima do normal, ocorre diminuição na secreção de renina, que por sua vez causa redução da formação de angiotensina II, que faz com que os rins diminuam a reabsorção tubular de sódio. Por sua vez, quando se “diminui a ingestão de sódio”, os níveis elevados de angiotensina “causam retenção de sódio e água” (isso mesmo que você leu meu jovem, você aumenta o risco de ficar retido cortando sódio) opondo-se às quedas na pressão arterial que de outro modo ocorreriam. Mudanças na atividade do sistema renina-angiotensina agem como amplificadoras potentes do mecanismo de natriurese pressórica para manter a pressão sanguínea e o volume de líquidos corporais estáveis.



Apesar da angiotensina II ser um dor hormônios de retenção de sódio e água mais potentes do corpo, “nem uma queda, nem um aumento da angiotensina II circulante tem um efeito importante no volume de líquido extracelular ou no volume sanguíneo em pessoas com um sistema cardiovascular normal”.
Parem de perder tempo cortando sódio da dieta de vocês, nem na finalização você deveria fazer isso, esse extremismo é estúpido e prejudicial ao seu organismo.
PS: Claro que não é pra tacar colher de sal na salada né animal, equilíbrio e moderação, mas usar sal não será problema em uma pessoa saudável que segue hábitos saudáveis em sua alimentação, muito menos vai tirar retenção, já que isso tem muito mais a ver com a forma que você responde aos carboidratos da dieta (resistência à insulina), e seu uso de hormônios.

Fonte: GUYTON

Como diz meu amigo Romero Enki Holt, em quem me inspirei pra escrever esse post:
“Sodio NAO causa pressao alta
Sodio NAO e o grande villao
Bb DEVEM usa sodio sufficient
Tnc com esses coizas light , diet e “fitness” , td sem sodio mas cheio de toxins e acucar…
Mr dash????? 27 conto????
E mr CASH!!!!!pqp!!!!”




Gostou? Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email
Imprimir
Se inscrever
Notificar de
guest
Gostou da publicação?
1 Comentário
Mais votado
Mais novo Mais antigo
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

BIOTIPO E METABOLISMO: Existe relação?

Não existe nenhum tipo de associação entre BIOTIPO e METABOLISMO na literatura científica. Apesar de ser tentador fazer suposições de que nossa estrutura física esteja

Leia Mais