4
jul
2016
11

CLEMBUTEROL – PERFIL (DUDU)

Clembuterol é um fármaco simpatomimético, o que significa que atua sobre os receptores adrenérgicos (da adrenalina e da noradrenalina) imitando os efeitos do sistema simpático. É um agonista seletivo dos receptores adrenérgicos beta-2, diferente da efedrina que atua nos receptores alfa e beta. É uma droga usada terapeuticamente para tratar distúrbios respiratórios como asma, bronquite. No Brasil e nos EUA é de uso exclusivo veterinário, sendo vendido aqui na forma de gel (Pulmonil, Lavizoo) ou em comprimidos (brontel).

Clembuterol é um poderoso termogênico, atuando nos receptores adrenérgicos beta-2 do tecido adiposo e do músculo ele aumenta a lipólise (quebra de triglicerídeos em ácidos graxos e glicerol) e o metabolismo de forma mais potente que a efedrina e o salbutamol, outro agonista seletivo dos receptores beta-2. Por ser forte agonista dos receptores beta-2 (também agonista de beta-3), clembuterol leva a saturação desses receptores. Por isso, sua eficácia diminui com o tempo de uso e é comum ciclos de 15 dias ON/15 dias OFF, ou também 2 ON/2 OFF. Uma forma de prolongar seu uso é a combinação com cetotifeno (anti -histamínico), já que esse fármaco faz suprarregulação dos receptores beta-2, assim como os hormônios da tireoide (T3, T4), podendo estender o uso por 4-6 semanas.

Parece que foi Dan Duchaine quem introduziu o clembuterol no fisiculturismo nos anos 80 e os ciclos de fisiculturistas usam doses que começam com 20-40 mcg/dia e vão até ~160mcg/dia, sendo que doses maiores parecem aumentar risco de efeitos deletérios ao coração. Efeitos colaterais mais comuns são tremores, dores de cabeça, insônia, taquicardia, sudorese, câimbras, redução dos níveis de potássio.

A meia vida do clembuterol é cerca de 36 horas e como qualquer termogênico seus efeitos tendem a ser temporários, sendo melhor aproveitado na fase final de um pré contest. Clembuterol mostrou efeito anabólicos em animais, mas em humanos não estão claros esses efeitos.

Não use termogênicos com percentual de gordura alto ou se pensa em manter um resultado sólido, vai ser frustrante e tende a piorar seu metabolismo após o uso.

abraços, Dudu Haluch

5 Comentários

Deixar um Comentário