4
out
2018
3

CICLO E PÓS-CICLO (DUDU)

Deveria ser óbvio que os ganhos de um ciclo de esteroides não podem ser mantidos e que todo fisiculturista constrói uma base para um bom físico com consistência em treinamento e dieta. Esteroides anabolizantes e outros hormônios potencializam os efeitos do treino e dieta de acordo com a dose e potencial genético do indivíduo.

Esteroides anabolizantes aumentam a capacidade do corpo para sintetizar proteínas, aumentando o número de mionúcleos das fibras musculares, a síntese de RNAm, além de inibir a degradação de proteínas, via supressão da miostatina e de genes catabólicos, como MURF e atrogin 1. Ao interromper o uso de esteroides ocorre o inverso, inibição dos processos anabólicos e indução dos fatores que favorecem o catabolismo.

Para um indivíduo que não usa hormônios, a capacidade de síntese proteica é limitada principalmente pelos seus níveis de TESTOSTERONA e sua sensibilidade a esse hormônio. Logo, não faz sentido querer manter os resultados de um ciclo de Esteroides, onde o indivíduo usa doses 10-30 vezes maiores de testosterona e seus derivados do que sua produção natural. Além disso, a recuperação do eixo HPT pós ciclo pode levar vários meses, e mesmo que os níveis de testosterona se normalizem, o metabolismo e o sistema nervoso central tendem a demorar mais tempo para voltarem ao normal. Ou seja, seus níveis de testosterona podem estar recuperados, mas sua libido, disposição, potencial para perder gordura e ganhar massa muscular levam muito mais tempo para voltar ao normal, mesmo que você tenha feito uma boa terapia pós ciclo (TPC).

Perder os ganhos conquistados com o ciclo é perfeitamente normal e mesmo que mantenha um pouco dos ganhos, seu metabolismo , libido e disposição podem continuar uma merda por um bom tempo. Indivíduos com pouca massa muscular (frangos) tem mais facilidade de manter os ganhos por uma questão de adaptação, mas os efeitos deletérios do crash hormonal pós ciclo sobre o SNC e o metabolismo são inevitáveis. Mulheres não tem supressão do eixo hormonal, mas os efeitos colaterais pós ciclo são semelhantes aos sentidos pelos homens (perda de massa muscular, ganho de gordura, baixa libido, indisposição etc).

abraços, Dudu Haluch

Leia mais

1 Comentário

  1. ANDRE PEDROSA

    Dudu. Você acha que num ciclo curto e com doses baixas existe a possibilidade de manter os ganhos e não ter tantos efeitos colaterais?

    Abraços.
    André.

Deixar um Comentário