28
nov
2018
8

CICLO DE CARBOIDRATOS E EFEITO HALUCH

Termogênese induzida por carboidratos em dieta low carb.

EFEITO HALUCH é o nome que dou ao efeito de aumento da termogênese em dietas que ciclam carboidratos ou simplesmente em um CARB UP de alguém que seguiu uma dieta low carb por um bom tempo. Esse efeito é mais pronunciado em indivíduos mais sensíveis à insulina e que estão fazendo uso de algum termogênico potente, como clembuterol, hormônios tireoidianos, DNP, ECA.

Muitos atletas relatam perda de peso quando fazem algum REFEED OU CARB UP, efeito que parece muito estranho para quem associa carboidratos com insulina e ganho de gordura. O erro está justamente nesse hipótese simplista de que carboidratos e insulina vão necessariamente atrapalhar a queima de gordura e reter água.

Quando você reduz os carboidratos e calorias da dieta seu corpo realmente vai aumentar a oxidação das suas reservas de gordura. Nenhuma novidade até então. Restringir carboidratos, calorias e perder gordura também vai aumentar sua sensibilidade à insulina, mas vai reduzir sua taxa metabólica. Ou seja, a velocidade de queima de gordura reduz com o tempo de dieta inevitavelmente. Quando a sensibilidade à insulina está aumentada, isso favorece o uso de glicose como fonte de energia e também deixa o metabolismo mais flexível, fazendo com que nosso organismo queime carboidratos e gorduras com mais facilidade.

Nas dietas que ciclam carboidratos, quando você aumenta o consumo desse macronutriente deve manter o déficit calórico. Dessa forma, quando os carboidratos são consumidos a oxidação deles é muito otimizada devido ao aumento da sensibilidade à insulina em conjunto com uso do termogênico. Logo depois de oxidar os carboidratos os níveis de insulina baixam mais rapidamente e o corpo passa a oxidar as reservas de gordura, sendo ainda possível armazenar glicogênio muscular. Como o indivíduo está muito sensível à insulina dificilmente irá reter água nessa situação, a não ser que consuma uma quantidade muito grande de comida, como acontece em períodos pós-competição.

Alguns atletas chegam a ficar depletados quando consomem carboidratos depois de muito tempo fazendo dieta low carb. Perdem muito volume, tendo dificuldade de reter glicogênio muscular e água, além de secar ao extremo, com aparência de zumbi.

abraços, Dudu Haluch

Leia mais

Deixar um Comentário