22
out
2016
4

CÂNCER, DIETA e ÁGUA ALCALINA (DUDU)

Alguns profissionais divulgam de forma equivocada que uma dieta com uma maior carga ácida pode causar câncer, diabetes, doenças cardiovasculares; pois alimentos mais ácidos (maior ingestão de proteínas) mudariam o pH do sangue.

Sabemos que o ambiente em torno das células do câncer pode se tornar ácido (baixo pH). Isso acontece porque a maior parte das células tumorais cresce em condições de hipóxia (com suprimento de oxigênio limitado), fazendo com que essas células consumam uma grande quantidade de glicose pelo metabolismo anaeróbico (sem oxigênio). O rendimento de energia pelo metabolismo anaeróbico (2 ATP por glicose) é muito menor do que o que pode ser obtido pelo metabolismo aeróbico (30 ATP por molécula de glicose). Por isso, para produzir a mesma quantidade de ATP que as células normais, as células tumorais precisam usar muito mais glicose. Com o metabolismo anaeróbico da glicose pelas células tumorais ocorre produção de lactato e íons H+, e, consequentemente, redução do pH, tornando o ambiente ao redor das células do câncer mais ácido.

Usar alimentos mais alcalinos ou água alcalina não muda o pH do sangue, apenas o pH da urina. Até porque se fosse
possível alcalinizar nossas células elas morreriam, e não apenas as células do câncer. Uma dieta alcalina é rica em vegetais, frutas, leguminosas e apenas uma ingestão moderada de proteínas. Nesse sentido, parece óbvio que esse tipo de dieta é saudável e o consumo desses alimentos pode ter efeitos de prevenção do câncer e outras doenças. Porém, esses efeitos benéficos não tem nada a ver com alcalinização do nosso corpo lol.

Eu imagino a revolta dos verdadeiros estudiosos do câncer ao ler e ver gente ganhando dinheiro vendendo essas ideias simplistas, equivocadas e mentirosas. Um revisão sistemática recente (FENTON e HUANG, 2016) mostrou que não existem pesquisas e evidências para apoiar essas hipóteses dos efeitos da água alcalina e uma dieta com alimentos com menor carga ácida sobre tratamento e prevenção do câncer.

abraços, Dudu Haluch

REFERÊNCIAS:

Systematic review of the association between dietary acid load, alkaline water and cancer.
Fenton TR, Huang T

Don’t believe the hype – 10 persistent cancer myths debunked
Olly and Kat

Princípios de Bioquímica – Lehninger

1 Comentário

  1. Anderson

    olá Dr. excelente matéria ,

    Tenho uma duvida . Tive câncer de testículo a 4 anos atrás , posso fazer uso de tribulus , primus africana e tamoxifeno para melhorar minha testo. ?

    OBS: Não faço uso de anabolizante.

    Grande abraço ,

Deixar um Comentário