BOLDENONA – PERFIL (DUDU)

Postado por Dudu Haluch em 11 jun 2013
12345 (16 voto's, média: 4,94 de 5)
Loading...Loading...

Boldenona (Equipoise) é um esteróide da família da testosterona (quimicamente é um dianabol sem o grupo 17AA, mas com efeitos muito diferentes ao d-bol), classe 1 (forte ligação ao receptor androgênico, AR).

Boldenona (disponível comercialmente como o éster undecilinato ), patenteada em 1949 pela Ciba com o nome de Parenabol, também conhecida sob os nomes comerciais Equipoise, Equifort, Equiboost, Ganabol , Equigan e Ultragan , é um esteróide anabólico desenvolvido para utilização veterinária, principalmente para o tratamento de cavalos debilitados quando uma melhoria no peso, pelagem ou condição física geral é desejada [1]. Nos EUA  não é indicado para uso em seres humanos e só está disponível através de clínicas veterinárias. Boldenona foi sintetizada em uma tentativa de criar uma methandrostenolona (Dianabol) injetável de longa ação, mas na realidade boldenona não parece em quase nada com D-bol. Tem uma meia-vida muito longa, e pode aparecer em um teste para detectar esteroides até 1,5 anos após o uso, devido ao éster undecilenato longo ligado ao esteroide. Traços do fármaco pode ser facilmente detectada por meses após o uso descontinuado. Muitos atletas (principalmente lutadores) já caíram no doping pelo uso de boldenona, entre eles Stephan Bonnar, Josh Barnett, Phil Baroni e Antônio Silva (Pezão) [2]. Boldenona parece ter se tornado popular entre os fisiculturistas nos anos 80 [3]. Dan Duchaine fez uma comparação imediata com nandrolona, ​​especulando que agiria à semelhança de nandrolona, mas como uma versão muito mais forte do mesmo. Boldenona na verdade não age como nandrolona em tudo; nandrolona é realmente uma progestina e um esteroide da família 19-nor. Considerando boldenona é mais intimamente relacionada com a testosterona. Duchaine [4] posteriormente anulou a sua declaração original sobre boldenona e disse que foi decepcionante como um construtor de massa quando comparado com a nandrolona, mas ​​um esteroide mas muito melhor do que para ganhos de força e vascularização [5].

Undecilinato de Boldenona é um esteroide com bom poder anabólico e com androgenicidade moderada (anabolismo/androgenicidade: 100/50). Seus efeitos podem ser comparados a deca e a testosterona, embora não seja tão anabólica como as duas últimas [5]. Além disso, por ser pouco androgênica, seus colaterais -mesmo em dosagens altas- são mais suaves que a testosterona (acne, oleosidade, queda de cabelo, inibição do eixo HPT, conversão em DHB, etc), e sua aromatização é baixa (cerca de metade da testosterona), sendo que retenção e ginecomastia (+1 na escala Haluch) [6] são raros com essa droga. Sendo assim, e por ser uma droga de meia-vida longa (~12 dias) [7], os ganhos com boldenona são lentos, mas de qualidade. Essas características, assim como a capacidade de aumentar o número de glóbulos vermelhos (superior a outros esteróides), e também estimular o apetite, tornam essa droga muito flexível, sendo que pode ser usada tanto em ciclos bulk como em ciclos visando definição (cutting). Por ser uma droga de meia-vida longa os ciclos com undecilinato de boldenona mais eficientes devem ter  entre 6 a 12 semanas, e a dose considerada mais eficaz é em torno de 400-600 mg por semana. Mesmo tendo uma meia-vida longa os efeitos da droga já podem ser notados nas primeiras 2 semanas, principalmente se usada em doses altas.  Boldenona também tem baixo risco de virilização e uma dose eficiente e razoavelmente segura recomendada para mulheres fica na faixa de ~100-150 mg por semana.

REFERÊNCIAS:

[1] http://www.drugs.com/vet/equipoise.html

Evaluation of boldenone undecylenate as an anabolic agent in horses.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1696168/

[2] http://en.wikipedia.org/wiki/Boldenone

[3] FISICULTURISMO nos ANOS 80, por DUDU HALUCH

http://www.duduhaluch.com.br/fisiculturismo-nos-anos-80-por-dudu-haluch/

[4] Underground Steroids Handbook II, Dan Duchaine.

[5] http://pt.steroidsit…ne-undecylenate

http://www.steroid.com/Equipoise.php

[6] Ginecomastia, Grau de Risco (DUDU)

http://treinoinsano….-de-risco-dudu/

[7] http://thinksteroids…iles/equipoise/

 

abraços, DUDU HALUCH



Postado em: Perfis das Drogas Tags: ,