6
maio
2019
2

BIOQUÍMICA DA HIPERTROFIA

Vários hormônios estimulam o balanço proteico muscular, principalmente testosterona, insulina, cortisol e GH/IGF-1. Além disso, o treino resistido é fundamental para estimular vias de sinalização intracelular que aumentam a síntese proteica muscular, como a via Akt/mTOR. Essa via pode ser estimulada pelo IGF-1 através do treino resistido e pela insulina através da DIETA. Aminoácidos também estimulam a via mTOR, principalmente a leucina. Dessa forma, o consumo de proteínas pode estimular a síntese proteica muscular através da via mTOR e também estimulando os níveis de insulina.

Um maior aporte de carboidratos na dieta estimula ainda mais os níveis de glicose e insulina, o que favorece o uso de glicose como fonte de energia (glicólise) e também seu armazenamento na forma de glicogênio (glicogênese). Treinos de alta intensidade, como musculação, demandam maior uso de carboidratos como fonte de energia, reduzindo a oxidação de gordura e proteínas, priorizando o uso do glicogênio muscular.

A insulina aumenta a síntese proteica muscular, mas principalmente reduz a degradação de proteínas (efeito anticatabólico). Em dietas low carb os níveis de insulina estão reduzidos e os de cortisol estão aumentados, o que favorece o aumento da degradação proteica e esgotamento dos estoques de glicogênio hepático e muscular, dificultando o ganho de massa muscular por favorecer um balanço nitrogenado negativo (degradação proteica > síntese proteica) e reduzir a performance do treino. É possível ter ganhos de massa muscular em dietas hipocalóricas e low carb com treino resistido, aumentando o consumo de proteínas. No entanto, é mais eficiente promover ganhos de massa muscular com dietas hipercalóricas e ricas em carboidratos. Um maior aporte de carboidratos minimiza o uso de proteínas como fonte de energia, apesar de suprimir a oxidação de gordura e favorecer a lipogênese (síntese de gordura a partir de carboidratos). Por isso o superávit calórico deve ser individualizado e ajustado com cautela, com objetivo de priorizar ganhos de massa muscular e minimizar o ganho de gordura.

Dudu Haluch

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.