AS GORDURAS QUEIMAM EM UMA CHAMA DE CARBOIDRATOS?

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Compartilhe:

QUEIMA MAIS GORDURA SEM CARBOIDRATOS, mas não necessariamente se perde mais gordura. A clássica afirmação “As gorduras queimam em uma chama de carboidratos” está no livro Fisiologia do Exercício (McArdle). Embora muito difundida, ela está errada e isso pode ser demonstrado por argumentos teóricos e evidências experimentais.

O argumento do McArdle parte do princípio que a oxidação do acetil-coa, proveniente dos ácidos graxos (gordura) precisa do oxaloacetato. O oxaloacetato é um intermediário do ciclo de Krebs, conjunto de reações químicas que ocorre na mitocôndria para produzir energia (ATP). O oxaloacetato pode ser proveniente da degradação de carboidratos ou proteínas. De fato, quando a dieta é restrita em carboidratos, a maior parte do oxaloacetato será proveniente de aminoácidos (aspartato, asparagina). Como na restrição de carboidratos, o corpo precisa produzir glicose para tecidos que são dependentes de glicose, como cérebro e hemácias, boa parte do oxaloacetato será desviado para a gliconeogenese (síntese de glicose a partir de aminoácidos). Por isso se diz que a oxidação de acetil-coa se torna mais lenta, limitando a velocidade de queima de gordura.

McArdle deixa de mencionar que na limitação de oxaloacetato, o corpo converte o excesso de acetil-coa em corpos cetônicos (no fígado), que podem ser utilizados como fonte de energia pelos tecidos, principalmente o cérebro. Ou seja, corpos cetônicos são uma forma de usar gordura como fonte de energia quando se limita carboidratos. Além disso, a oxidação de ácidos graxos (gordura) ainda ocorre em diversos tecidos do organismo e para isso o oxaloacetato continua sendo fundamental.



Na restrição de carboidratos, boa parte do oxaloacetato será proveniente de aminoácidos do músculo, o que aumenta a degradação proteica muscular. Por isso, dietas cetogênicas podem levar a um maior catabolismo muscular. É possível atenuar o catabolismo de proteínas musculares comendo mais proteínas. Mesmo que a queima de gordura seja maior em dietas mais restritas em carboidratos, a perda de gordura depende de quanta gordura você ingere e do saldo calórico, já que boa parte da gordura ingerida pela alimentação vai para o tecido adiposo.

abraços, Dudu Haluch




Gostou? Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email
Imprimir
Se inscrever
Notificar de
guest
Gostou da publicação?
4 Comentários
Mais votado
Mais novo Mais antigo
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

GENÉTICA no BODYBUILDING

Genética no esporte tem um papel fundamental para formar os melhores atletas, assim como também nas ciências, como matemática e a física, a genética faz

TPC e BLAST & CRUISE

Ficar em dúvida entre TPC e cruise não faz muito sentido. Claro q um cruise será infinitamente melhor para manter os ganhos que uma TPC,

Leia Mais