10
out
2014
5

AERÓBICO ENGORDA? (DUDU)

Recentemente houve uma propagação estúpida por parte de alguns profissionais de que o exercício aeróbico engorda. Isso é tão sensacionalista quantos os pseudo doutores que fazem sensacionalismo sobre nutrição, demonizando alimentos, como marketing para vender seus métodos mágicos, e suas ideias balonies.

Não existem estudos sérios que mostram esse tipo de resultado. Os grandes estudos, meta análises, em geral são feitos com populações sedentárias ou acima do peso, e muitas vezes não especificam a forma que o exercício foi realizado. Os resultados dos estudos em geral são desanimadores, pois mostra pouca perda de peso e gordura num período prolongado de atividade física aeróbia (12 semanas a 12 meses).

“O exercício aeróbico provoca uma perda modesta de peso sem fazer dieta. Exercício fornece algumas conservação da ‘massa livre de gordura’ durante a perda de peso com dieta, provavelmente, em parte, através da manutenção de glicogênio e água [1].”

“Programas de exercício aeróbico de intensidade moderada de 6-12 meses induzir uma redução modesta no peso e circunferência da cintura em populações com sobrepeso e obesidade. Os nossos resultados mostram que o exercício aeróbico isolado não é uma terapia eficaz de perda de peso nestes pacientes. Exercício aeróbio isolado proporciona benefícios modestos para a pressão arterial e os níveis de lipídios e ainda pode ser uma terapia eficaz de perda de peso em conjunto com dietas [2].”

Agora vamos aos fatos, os estudos que comparam exercício aeróbico com exercício resistido, mostram vantagem do exercício aeróbico para perda de gordura. Uma conclusão ingênua então seria dizer que o exercício aeróbico é superior à musculação para perda de gordura, ou que a musculação é inútil em indivíduos obesos ou sedentários visando perda de gordura.

“a maior parte dos estudos comparando exercício aeróbico com exercício resistido (hipertrofia) em indivíduos obesos ou acima do peso indicam uma maior eficiência na queima de gordura com o exercício aeróbico.Visando equilibrar compromissos de tempo com benefícios de saúde, parece que o exercício aeróbico é o modo ideal de exercício para reduzir a massa gorda e massa corporal, enquanto um programa incluindo exercício resistido é necessário para aumentar a massa magra em indivíduos com sobrepeso/obesidade de meia-idade [2] ”

A maioria de nós sabe da importância da musculação associada com dieta para mudança da composição corporal, e intensidade de treinamento. E quem disse que aeróbico precisa ser de baixa intensidade, como a caminhada da vovó. As academias estão lotadas de pessoas que não obtém resultados, seja fazendo musculação, seja fazendo exercício aeróbico. Daí segue a comparação estúpida entre exercício aeróbico e HIIT, que são exercícios totalmente diferentes, ambos com vantagens e desvantagens na sua aplicabilidade. Sem dúvida que HIIT é uma forma superior de treinamento visando perda de gordura [4], embora alguns estudos mostrem que o exercício aeróbico foi superior [5]. Justamente pela variedade de protocolos que podem ser utilizados existe essa variabilidade nos resultados.

Existem várias formas de fazer um treinamento inútil, principalmente aeróbico e musculação. Com HIIT isso não ocorre, justamente porque é uma forma de exercício que exige conhecimento além do básico, e se não for feito em alta intensidade obviamente deixa de ser HIIT. Algumas pessoas vendem isso como única forma eficaz de emagrecimento, simplesmente porque consideram o exercício aeróbico feito da forma mais estúpida possível. Se considerarmos a musculação dessa forma, os resultados são mínimos também. Nesse texto não vou fazer comparações entre os dois métodos, porque não considero formas de treinamento semelhantes, dignas de comparação, mas claro que é possível demonizar cada um dos métodos a seu bel prazer, quando você quer vender a outra forma como a mais eficaz.

Se você treina duro e com conhecimento então poderá tirar proveito de todas essas formas de treinamento para atingir seus objetivos. E sem dieta seus resultados serão medíocres quase sempre, independente do método de treino.

Os ginásios estão cheios de gordinhos fazendo musculação e aeróbico, e muitos atletas fitness e fisiculturistas que também fazem musculação e exercício aeróbico.

Aeróbio não engorda, vai estudar e treinar decentemente! A menos que você considere caminhar até a padaria comprar sonho seu cardio, lol. Aí provavelmente você vai engordar

abraços, dudu haluch

[1] Meta-analysis: effect of exercise, with or without dieting, on the body composition of overweight subjects.
Garrow JS1, Summerbell CD.

[2] Isolated aerobic exercise and weight loss: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials.
Thorogood A1, Mottillo S, Shimony A, Filion KB, Joseph L, Genest J, Pilote L, Poirier P, Schiffrin EL, Eisenberg MJ.

[3] Effects of aerobic vs. resistance training on visceral and liver fat stores, liver enzymes, and insulin resistance by HOMA in overweight adults from STRRIDE AT/RT.
Slentz CA1, Bateman LA, Willis LH, Shields AT, Tanner CJ, Piner LW, Hawk VH, Muehlbauer MJ, Samsa GP, Nelson RC, Huffman KM, Bales CW, Houmard JA, Kraus WE. Am J Physiol Endocrinol Metab. 2011 Nov;301(5):E1033-9. doi: 10.1152/ajpendo.00291.2011. Epub 2011 Aug 16.
The effects of aerobic versus resistance training on cardiovascular fitness in obese sedentary females.
Chaudhary S1, Kang MK, Sandhu JS. Asian J Sports Med. 2010 Dec;1(4):177-84.
Effects of aerobic and/or resistance training on body mass and fat mass in overweight or obese adults.
Willis LH1, Slentz CA, Bateman LA, Shields AT, Piner LW, Bales CW, Houmard JA, Kraus WE. J Appl Physiol (1985). 2012 Dec 15;113(12):1831-7. doi: 10.1152/japplphysiol.01370.2011. Epub 2012 Sep 27.

[4] Impact of exercise intensity on body fatness and skeletal muscle metabolism.
Tremblay A1, Simoneau JA, Bouchard C.

[5] Continuous exercise but not high intensity interval training improves fat distribution in overweight adults.
Keating SE1, Machan EA1, O’Connor HT2, Gerofi JA3, Sainsbury A3, Caterson ID3, Johnson NA2.
HIIT vs Aeróbio Contínuo, qual é o melhor para EMAGRECER?
postado em EMAGREÇA com SAÚDE por William Carvalho Amaral

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.