6
set
2018
3

AERÓBICO EM JEJUM CATABOLIZA?

Afirmar que o exercício aeróbico em jejum (AEJ) promove maior perda de gordura que o aeróbico depois de estar alimentado por otimizar a ação dos hormônios lipolíticos (adrenalina, glucagon, cortisol e GH) é fisiologia de buteco, mas dizer que o AEJ aumenta o catabolismo muscular por ser feito em jejum também é fisiologia de buteco.

Durante o sono as reservas de glicogênio do fígado são reduzidas pela redução dos níveis de insulina e aumento do glucagon, mas as reservas de glicogênio muscular não são consumidas quando estamos dormindo (repouso). O glicogênio hepático fornece glicose para o cérebro e outros tecidos durante o jejum noturno (sono). Durante o AEJ o corpo vai utilizar prioritariamente gordura e glicogênio muscular e a proporção vai depender da intensidade do exercício. A oxidação de proteínas durante o exercício aeróbico dificilmente passa de 10% do combustível energético gasto durante o exercício e isso também não significa catabolismo muscular, pois perda de massa muscular é um processo crônico e não agudo.

Maior parte dos estudos por sinal mostra maior oxidação de gorduras durante o AEJ do que o aeróbico em estado alimentado, embora isso seja pouco significativo para a perda de gordura. Por isso, alegar que o AEJ prioriza catabolismo de proteínas acaba sendo mais estúpido que afirmar que ele queima mais gordura.

O catabolismo muscular não depende apenas do treino e sim do conjunto treino+dieta. Para ocorrer catabolismo muscular é preciso pelo menos um déficit energético, mas fatores como treino resistido, ingestão de carboidratos e proteínas em conjunto é que vão determinar se o indivíduo vai catabolizar ou não depois de alguns dias em déficit energético. É o conjunto do que vc faz durante um certo período de tempo que vai dizer se você está em estado anabólico ou catabólico e não simplesmente treinar em jejum.

Pouco provável alguém treinado passar mal em jejum com uma boa alimentação. Se fosse assim, seria uma recomendação prudente evitar sexo em jejum também 😂😂. “Amor, melhor tomar o café da manhã antes do nosso sexo selvagem, não quero catabolizar “. Você pode fazer AEJ ou transar em jejum sem preocupação e foda-se o BCAA.

abraços, Dudu Haluch

Leia mais

1 Comentário

Deixar um Comentário