4
jul
2016
3

LIOTIRONINA (T3) – PERFIL (DUDU)

Essa é a forma sintética do hormônio tri-iodotironina (T3), mais conhecido pelo nome comercial de cytomel. A liotironina é uma droga originalmente usada para tratar o hipotireoidismo (deficiência de hormônios da tireoide), mas devido a sua absorção rápida, meia vida curta (1 dia) e efeitos transitórios, ela não é usada como tratamento padrão. No entanto, seu uso foi muito difundido para perda de gordura nos anos 80 e seu uso foi muito disseminado no fisiculturismo desde então.

Essa droga aumenta o metabolismo, aumentando o consumo de oxigênio e a produção de calor. Esses efeitos se devem ao aumento do número e tamanho das mitocôndrias e também da atividade da enzima Na+/K+ ATPase, que aumenta a velocidade de transporte de íons através das membranas celulares. A velocidade de síntese e degradação proteica também são aumentadas e em doses altas esse hormônio é muito catabólico e também aumenta a demanda de vitaminas.

Apesar do seu poderoso efeito termogênico, a liotironina é uma droga instável, por isso boa parte do que é comercializado no mercado negro e em farmácias de manipulação não é confiável, não tendo o efeito de um T3 legítimo como cytomel.

Fisiculturistas geralmente usam doses que variam de 25 a 100 mcg por dia, em protocolos pirâmide, iniciando com 25 e subindo a dose a cada 1-2 semanas. Problema dessa droga é que a interrupção do uso leva a um crash hormonal que leva a um efeito rebote do peso e reganho da gordura perdida devido a uma queda do metabolismo. Por isso a interrupção do uso também é feita de forma gradual, reduzindo a dose semanalmente. É muito comum a combinação de T3 com agonistas adrenérgicos beta 2, como clembuterol, pois os hormônios da tireoide fazem suprarregulação dos receptores beta adrenergicos, evitando a saturação desses receptores.

Os efeitos colaterais mais comuns são fraqueza, perda de peso, intolerância ao calor, aumento do apetite, taquicardia, tremores. Esses efeitos podem ser agravados ao se combinar essa droga com outros termogênicos. A liotironina suprime os níveis TSH e após interromper seu uso os níveis séricos dos hormônios da tireoide t3 e t4 levam algumas semanas para voltar ao normal.

abraços, Dudu Haluch

Leia mais

Deixar um Comentário